Conecta-TCU | Integração da plataforma na UNIFAP é concluída

Ferramenta viabiliza a comunicação processual entre o Tribunal de Contas da União e as universidades federais.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é uma das universidades federais que agora integra a plataforma Conecta-TCU nos fluxos de trabalho. A ferramenta é um meio de comunicação do Tribunal de Contas da União (TCU) com a unidade de controle interno das Universidades Federais e de outros órgãos federais ligados à União.

Implantação nas universidades

O projeto-piloto da plataforma Conecta-TCU foi lançado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com objetivo de expandir a solução tecnológica para outras Instituições Federais. A UFCSPA passou a receber ofícios do TCU diretamente na plataforma, extinguindo a necessidade do uso de papel e tornando mais eficiente as ações das unidades de controle. Após pedido de outras instituições, a ferramenta foi implantada gradativamente, iniciando pela Universidade Federal de Goiás em fevereiro de 2019, seguindo da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A UNIFAP finalizou a integração ao Conecta-TCU, no mês de abril deste ano, com outras 67 universidades e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A implantação da plataforma nas universidades foi possível com o trabalho conjunto das Secretarias de Controle Externo da Educação (SecexEducação), de Soluções de Tecnologia da Informação (STI), de Gestão de Processos (Seproc) e de Métodos e Suporte ao Controle Externo (Semec).

Exemplo de página inicial da plataforma. Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

A ferramenta

A plataforma viabiliza a expedição de documentos e processos por meio eletrônico, sem a necessidade de intermediadores como os Correios e outros procedimentos operacionais do TCU e do destinatário. Com a ferramenta é possível conferir com mais celeridade a comunicação processual e as interações entre órgãos federalizados, com significativa economia de recursos e eficiência nas respostas do controle externo.

Os servidores do controle internos das unidades federais podem acessar todas as peças de processos não sigilosos do órgão e entidades, contribuindo para o aperfeiçoamento das comunicações e controle das universidades.

Colaboração de Texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.