CAPES altera prorrogação de bolsas de mestrado e doutorado no Brasil

CAPES altera prorrogação de bolsas de mestrado e doutorado no Brasil

Compartilhe:

 

A Coordenação alterou de três para seis meses o prazo máximo para prorrogação excepcional de  bolsas ativas de mestrado e doutorado.

Para assegurar a continuidade das pesquisas afetadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) alterou de três para seis meses o prazo máximo para prorrogação excepcional de suas bolsas ativas de mestrado e doutorado no País. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20, pela Portaria nº 121/2020.

O pedido de extensão deve ser feito pela instituição de ensino superior (IES), diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) até as 18h da próxima terça-feira, 25, e pode ser direcionado a qualquer beneficiário com bolsa ativa. A CAPES recomenda que sejam prorrogados os auxílios de mestrandos e doutorandos cujos trabalhos tenham sido afetados pelos contratempos causados pela COVID-19.

De acordo com Benedito Aguiar, presidente da CAPES, à prorrogação é para que os estudantes concluam suas pesquisas, apesar dos impactos e restrições que à pandemia vem trazendo: “essa renovação da prorrogação demonstra a nossa preocupação constante e cuidados com nossos bolsistas”, explica Aguiar. 

Fique por dentro

Além da prorrogação, a Coordenação informou na segunda-feira, 17 de agosto, as melhorias ao trazer atualização do app periódicos, no qual é possível acessar  a um vasto acervo de pesquisas.  São mais de 48 mil títulos de periódicos, 130 bases de dados, 41 bases de dados estatísticas, 64 bases de teses e dissertações, 48 obras de referência dentre dicionários especializados, acervos especiais de bibliotecas, compêndios, bancos de dados e ferramentas de análise, 15 bases de conteúdos audiovisuais, 14 bases de arquivos abertos e redes de e-prints, 12 bases de patentes, duas bases de dados de normas técnicas, e mais de 275 mil documentos dentre anais, relatórios, livros, anuários, guias e manuais, entre outros.

A primeira versão do app foi lançada em 2014 em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O aplicativo atual, com recursos mais modernos, interface revitalizada e outras opções de interação, foi ao ar em julho de 2019.

Baixe o .periodicos na App Store ou na Google Play.

Fonte CAPES: 

http://capes.gov.br/36-noticias/10492-capes-faz-nova-prorrogacao-de-bolsas-no-pais

http://capes.gov.br/36-noticias/10487-aplicativo-do-portal-de-periodicos-ganha-nova-versao


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu