Docente publica livro sobre moradias em área de ressaca em Macapá

A docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Profa. Dra. Bianca Moro De Carvalho, publicou recentemente o livro “Habitação Popular na Amazônia: O caso das ressacas na cidade de Macapá”. A obra retoma as diversas “teorias da pobreza urbana e exclusão social” no que se refere à moradia irregular. A pesquisa é resultado do doutorado da docente, O evento de lançamento, previsto para o final de março deste ano foi adiado, devido à pandemia provocada pelo Novo Coronavírus. Uma nova data será marcada.

O livro tem como objetivo investigar e analisar a experiência de moradia popular na cidade de Macapá (Estado do Amapá) no marco da política de habitação no Brasil. A moradia popular nesta cidade é analisada desde o enfoque da pobreza, exclusão social e a forma urbana que tem adquirido as cidades no Brasil e na América Latina.

O período analisado compreende os anos de 1990 a 2015, no qual ocorreu, segundo a pesquisa, um notável crescimento das ressacas em um contexto de mudanças na administração pública nacional, que se reflete na política de habitação e no papel dos municípios nestes processos urbanos.

Pesquisa de doutorado – O livro é a adaptação da tese de doutorado da docente, em Urbanismo na Universidade Autónoma de México, no período de 2012 a 2015, com bolsa de estudo do Consejo de Ciência e Tecnologia Mexicano(CONACYT). A qualificação docente integra o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amapá, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Sobre o livro

A questão da habitação envolve problemas mais complexos que vão além da simples necessidade de abrigo. A população precisa de locais para se proteger de condições climáticas desfavoráveis, como calor ou frio excessivo, espaços para socializar e exercitar suas habilidades intelectuais, além de expressar sua individualidade e capacidade de viver coletivamente. A ONU considera que as pessoas que mais sofrem com a questão da moradia inadequada são aquelas que vivem em áreas urbanas do planeta.

Um dos grandes problemas enfrentados pelas populações amazônicas é a falta de uma política habitacional que respeite a realidade regional. O Brasil registrou grandes conquistas nas últimas duas décadas no setor habitacional, por meio de um processo de democratização com a Constituição de 1988 e a introdução do Sistema Nacional de Habitação Social (2005). No entanto, as pequenas cidades da Amazônia enfrentam sérios problemas de habitação devido à falta de estudos sobre questões como clima geográfico, cultura e realidade econômica local, o que permite o aprofundamento da pobreza, exclusão social e informalidade.

A obra reflete sobre importantes discussões que consideram os estratos inferiores da população. O tema das favelas brasileiras tem sido estudado por muitos investigadores, contudo a Amazônia brasileira, especificamente o Estado do Amapá, possui um tipo de produção de habitação popular em áreas úmidas, chamadas localmente de ressacas, que carecem de estudos.

Essas são áreas favelizadas, onde predominam moradias precárias do tipo palafita, conectadas por pontes de madeira. Grande parte da população que habita esses lugares é originária da região do arquipélago do Marajó. Este processo de migração foi intensificado com a criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana nos anos 90.

O livro “Habitação Popular na Amazônia: O caso das ressacas na cidade de Macapá” está disponível nas livrarias on-line mais importantes do país, além do site: amazon.com.br

Editora UNIFAP

A UNIFAP possui em sua estrutura a Editora Universitária. Os autores que tenham interesse na publicação de livros físicos ou digitais podem entrar em contato com pelo e-mail: editora@unifap.br.  A avaliação de obras para possível publicação pauta-se pela sua linha editorial, que privilegia trabalhos originais que contribuam para a difusão do conhecimento nas várias áreas do saber e para o enriquecimento do ensino universitário, além de preservar a cultura, a memória e a produção acadêmica interna e externa.

Conheça mais sobre a Editora Universitária no site: www2.unifap.br/editora/

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.