TV Universitária da UNIFAP finaliza estúdio e salas de edição

O novo estúdio de TV acompanha um espaço amplo com equipamentos e torre digital.

O andamento das obras para a inauguração da TV Universitária Digital da UNIFAP paralisou, por conta da Resolução n. 7/2020-CONSU/UNIFAP, de 30 de março de 2020. A normativa suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) devido à pandemia da COVID-19. Porém, o novo estúdio da TV Universitária, já está quase completo, com espaço amplo e equipamentos.

A TV Universitária, contará com a torre digital, que dará suporte a antena de 50 metros, atendendo exclusivamente a haste de captação do sinal da TV Digital, no canal 19. O estúdio possui espaço de 40m² com salas equipadas para edição, master e cenários em chroma key. Além disso, haverá instalação da parte elétrica e iluminação de segurança, gerando um custo de R$23 mil as obras.

Rede Pública

Na foto, Prof. Paulo Giraldi (UNIFAP), com Luciana Moreno Couto de Melo – Gerência de Rede de Rádios Públicas (EBC) e David de Morais Lopes – Gerente de Tecnologia e Interatividade (EBC). Foto: Arquivo pessoal.

Entre os dias 3 e 4 de março, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promoveu o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio, em Brasília (DF), com objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e difundir a comunicação pública no País.  O encontro reuniu cerca de 70 representantes de 50 emissoras de todas as regiões do país e contou com a presença do Porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros; do Secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Gurgel do Amaral; do Assessor Especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, Nilson Nodiri; e do Superintendente de Outorga e Recursos da Anatel, Vinicius Karan.

O Presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, lembrou que o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) faz parte das atribuições da Empresa, com destaque a expansão da Rede de TV Pública, por meio de parceria com universidades federais nas cidades de Palmas/TO – UFT, Macapá/AP – UNIFAP, Porto Velho/RO – UNIR e Maceió/AL – UFAL.

O presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, falou sobre a TV UNIFAP.

Na ocasião, a UNIFAP foi representada pelo vice-diretor da TV e Rádio UNIFAP e assessor especial da reitoria (ASSESP), Prof. Dr. Paulo Giraldi. “Eu acredito que essa aproximação nos dá a chance de mostrar as nossas qualidades, as potencialidades de cada região e somar forças com a EBC do local para o nacional e do nacional para o local, e assim integralizar uma Rede forte, sólida e consistente.”, diz Prof. Paulo Giraldi.

A TV UNIFAP passa a integrar a Rede de Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão detentor da concessão, composta por 50 emissoras de rádio e TV afiliadas.

Novos Equipamentos

O diretor da Rádio e TV, Prof. Dr. Aldenor Benjamim dos Santos, acompanha a finalização das instalações

De acordo com o diretor da Rádio e TV, Prof. Dr. Aldenor Benjamim dos Santos, já está tudo encaminhado para finalização da obra, com a chegada do restante do material para a instalação,sendo enviado pela EBC. “Estamos esperando a chegada do transmissor da televisão, juntamente com os computadores para edição de imagem e áudio. Portanto, a torre já foi montada e aguardamos somente os equipamentos para a montagem do master, após esse período de suspensão da das atividades na Universidade”, comenta o diretor.

Sala Master de Comando e Controle da TV Dgital recebe os últimos ajustes. Foto: ASSESP/UNIFAP.

A programação local

O canal vai veicular conteúdos próprios, com distribuição local e possibilidade de veiculação nacional com foco nas atividades da UNIFAP, buscando pautas que estabeleçam o elo entre universidade e sociedade. A TV Universitária, canal 19, produzirá um telejornal voltado para comunidade acadêmica, com conteúdos institucionais e assuntos do Estado, que tenham relação com a academia. A equipe de produção e administração será constituída por servidores, contratados, colaboradores e alunos do “Escritório Modelo” e projetos da Universidade, com mediação direta do Curso de Jornalismo da UNIFAP.

A UNIFAP é a primeira Universiddade com TV e Rádio da região Norte, integrando a Rede de Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) composta por 50 emissoras de rádio e TV afiliadas. Imagem: Reprodução
Colaboração de texto: Janaina Pelaes (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.