UNIFAP conquista conceito 4 no Ensino a Distância (EAD)

Na modalidade, a instituição tem seis cursos de Graduação e oito de Especialização

A nota obtida pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é resultado do processo avaliativo realizado por uma Comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre os dias 19 a 21 de agosto, a instituição passou por avaliação dos cursos EAD, conquistando a nota 4, no contexto global da formação à distância.  Os cursos com nota 4 são Administração Pública e Matemática. As graduações de Letras Inglês-Português, Educação Física e Sociologia ainda passarão pelo processo de avaliação.

“É motivo de muito orgulho o conceito 4. Mostra o compromisso que a UNIFAP tem com a educação, seja presencial ou a distância. Essa nota é um legado importantíssimo para a Instituição. Pois, em uma escala que vai de 1 à 5, ficarmos com 4 demonstra que só falta um passo para atingirmos a excelência”, destaca a Pró-Reitora de Ensino e Graduação (PROGRAD), Profa. Dra. Elda Gomes Araújo.

Cursos EAD – Atualmente a UNIFAP possui seis cursos de Graduação e oito de Especialização Lato sensu, na modalidade de Ensino a Distância (EAD). A diretora do Departamento EAD, Profa. Luzilene Alves da Cruz, explica que a nota 4 representa os avanços na qualidade do ensino na instituição.

A Pró-Reitora, Profa. Dra. Elda Gomes, destaca os avanços da Universidade. Foto: Inara Lopes – AsCom/UNIFAP.

“Receber uma nota 4 no conceito do MEC é motivo de felicidade e de gratidão, pois estamos vendo os resultados da nossa equipe. A EAD está na Universidade e completamente viva contribuindo para a Educação em nosso Estado. É gratificante saber que nossos cursos chegam ao interior mais distante do Amapá, formam alunos que estarão inseridos no mercado de trabalho”, explica a diretora.

Para a Pró-Reitora, Profa. Dra. Elda Gomes, a Universidade caminha para outras conquistas e na sua missão de oferecer ensino de qualidade. “Traduzo esse conceito como uma oportunidade para continuarmos agradecendo todo esforço da comunidade acadêmica em prol de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e de compromisso social. Mostra que a UNIFAP está no caminho certo de suas conquistas, com reconhecimento da sociedade e dos órgãos que avaliam a instituição”.

Com base no relatório do MEC, a diretoria do EAD da UNIFAP continuará trabalhando pela excelência dos cursos a distância – nota 5.

Nova equipe: Pró-Reitora de Administração, Luciana Ayres; a diretora do DEAVI, Lidiane Furtado, a diretora da EAD, Luzilene Cruz, o adjunto Felipi Rodrigues, com Profa. Elda e o reitor, Prof. Júlio Sá. Foto: Inara Lopes – AsCom/UNIFAP

Parceria de sucesso

Os avanços no Ensino a Distância na UNIFAP são frutos das parcerias entre a Reitoria e a PROGRAD, como observa a diretora do EAD.  “O engajamento da gestão como um todo, dos coordenadores de curso e dos professores nos ajudaram a obter o conceito 4. Todos esses fatores que nos levaram a esta nota precisam ser visto de maneira delicada e, ao mesmo tempo, atenta, afinal não estamos lidando somente com a estrutura física como os equipamentos, mas com recursos humanos”, destaca.

Entre os projetos futuros está a proposta de implantação do Mestrado a Distância. A nova diretoria do Departamento de EAD da UNIFAP, nomeado no mês de maio deste ano, é composta pela pedagoga, Profa. Luzilene Alves da Cruz (pedagoga) e pelo Analista em Tecnologia da Informação do NTI, Felipi Ramon Rodrigues.

#OrgulhoDeSerUNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.