Unifap e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional realizam reunião para acompanhar projetos da Universidade apoiados pelo MIDR

Resultados dos dois projetos contribuirão com a elaboração do plano estadual para desenvolvimento e integração da faixa de fronteira do estado e o mapeamento da bioeconomia amapaense para orientar a construção do Plano Estadual da Bioeconomia do Estado do Amapá (BIO-Amapá).

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Júlio César Sá, e as equipes dos projetos financiados com recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) receberam na manhã da última sexta-feira, 6, técnicos do MIDR que estão acompanhando as etapas de realização dos projetos “Mapeamento e Diagnóstico dos Produtos e das Iniciativas da Bioeconomia (Plano BIO-Amapá)” e “Plano de Integração e Desenvolvimento de Faixa de Fronteira do Amapá (PDIFF)”. A reunião ocorreu na sala de reunião da Reitoria da Instituição, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

“Aproveito para agradecer todo apoio do ministro Waldez Góes na consecução destes recursos e na confiança creditada à Unifap e em seus servidores e acadêmicos. O ministro Waldez tem auxiliado a Unifap em outras questões, como implantação da Farmácia Escola e Projetos que tratam de estudos referentes a prospecção de fontes alternativas de geração de energia para o estado do Amapá”, declara o Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira.

O projeto “Mapeamento e Diagnóstico dos Produtos e das Iniciativas da Bioeconomia (Plano Bio-Amapá)” irá mapear e diagnosticar produtos e iniciativas da bioeconomia do estado para orientar a elaboração do Plano Estadual da Bioeconomia do Estado do Amapá (BIO-Amapá), com indicação de biorrecursos de setores estratégicos para Projetos de Beneficiamento Industrial (PBI) no Amapá. Durante a reunião, foram abordadas questões e atividades para a implementação do plano de trabalho do projeto.

O Termo de Execução Descentralizada (TED) de financiamento do Plano BIO-Amapá foi assinado no dia 29 de setembro deste ano. Os recursos repassados pelo MIDR à Unifap para a execução do projeto serão na ordem de R$ 1,6 milhão, para investimentos no custeio de materiais e equipamentos, na produção da Revista BIO-Economia Amapá (material de divulgação técnico e científico), pagamento de 24 bolsas de pesquisa científica, entre outros. A duração do projeto será de dois anos.

“Os dados resultantes do mapeamento e diagnóstico da bioeconomia amapaense fornecerão ao Plano Bio-Amapá um conjunto de orientações técnicas e científicas para fomentar investimentos no potencial diversificado dos recursos nativos com origem na agricultura de base familiar e comercial, na produção agroextrativista, nos produtos orgânicos vegetais, na produção da pesca e da aquicultura, entre outros potenciais”, afirma o Prof. Dr. Manoel Ricardo Vilhena, coordenador do projeto.

O “Plano de Integração e Desenvolvimento de Faixa de Fronteira do Amapá (PDIFF)” finalizou a seleção de membros da equipe do projeto, que será composto por 16 pesquisadores (oito da graduação e oito da pós-graduação) e iniciará uma agenda de estudos e atividades de campo com o objetivo de realizar um diagnóstico dos oito municípios que compõem a faixa de fronteira do Amapá (Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pracuúba, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio).

“Esse diagnóstico vai buscar olhar diversas áreas: povos originários, turismo, saúde, educação, logística e comunicação, segurança, entre outros, e a partir das incursões em campo, serão produzidas proposições de melhorias nesses campos para que essas cidades de faixa de fronteira tenham um planejamento de fortalecimento dessa faixa de fronteira”, explica o Prof. Dr. Paulo Gustavo Pellegrino, coordenador do projeto.

O PDIFF tem como objetivo elaborar o plano estadual para desenvolvimento e integração da faixa de fronteira do Amapá e a implementação de um laboratório de estudos de fronteira na Unifap, visando estruturar ações para o desenvolvimento de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos municípios da faixa de fronteira. O TED do Plano PDIFF foi assinado no dia 8 de julho e terá recursos do MIDR na ordem de R$ 1,3 milhão, com duração de um ano. O projeto foi articulado pela Secretaria de Relações Internacionais do Estado do Amapá (Secri).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: