Unifap receberá recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para projetos que beneficiam a faixa de fronteira do AP

Unifap receberá recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para projetos que beneficiam a faixa de fronteira do AP

Compartilhe:

 

 

Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado no dia 8 de julho objetiva promover o desenvolvimento socioeconômico do Amapá. 

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, e o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góez, assinaram o Termo de Execução Descentralizada (TED), que possibilita o repasse de recursos do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para realização de diagnóstico e planejamento socioeconômico que vai beneficiar os municípios da faixa de fronteira do Amapá, no valor de R$1.358.249,36. O evento ocorreu no último sábado, 8, na Unifap e contou com a presença de prefeitos, vereadores, professores, acadêmicos e representantes de órgãos e entidades da sociedade. 

O projeto deve ocorrer até julho de 2024 e tem como objetivo elaborar o plano estadual para desenvolvimento e integração da faixa de fronteira do Amapá e a implementação de um laboratório de estudos de fronteira na Unifap, visando estruturar ações para o desenvolvimento de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos município de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pracuúba, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. O plano viabilizará o mapeamento de políticas públicas a serem implementadas nas áreas de segurança pública, educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento ambiental e social das populações beneficiadas. 

O Ministro da Integração, Waldez Góes, pontuou que o MIRD, assim como o Governo Federal como um todo, está atento e atuante na redução da desigualdade social no Brasil e enfatizou que a preocupação é melhorar os indicadores das populações mais pobres do país, acompanhando o crescimento do PIB e desenvolvimento econômico. O plano que será desenvolvido na região fronteiriça do Amapá, servirá de base para ações de outros ministérios do Governo Federal. 

“O plano não é para ser executado apenas de políticas que o Ministério [de Integração e Desenvolvimento Regional] é responsável, mas tem que enxergar as potencialidades de negócios, infraestrutura pouco produtiva, pouca ou nenhuma conectividade, falta de cobertura de segurança pública. Ele vai enxergar o social, o econômico e o estrutural em todos os aspectos”, observou Waldez Góes. 

Waldez Góes disse estar confiante no projeto e na importância dele para o desenvolvimento do Amapá. “Os ambientes de conhecimento quanto mais nós tivermos, melhor para a sociedade e é nisso que eu aposto. Daqui a um ano vamos entregar um planejamento daquilo que deve ser a melhor política pública para a região de fronteira do estado do Amapá”, afirmou. 

O reitor da Unifap, Prof. Dr Júlio César Sá de Oliveira, destacou que as universidades concentram os melhores grupos de pesquisa do Brasil e na Unifap não é diferente. Segundo ele, a diversidade de conhecimento e pesquisa possibilita que a Universidade possa contribuir com as demandas da sociedade, o que proporciona ganhos para a sociedade como um todo. 

“Quando a Unifap ganha, não é um grupo de professores, de acadêmicos, é universidade e a sociedade como um todo. Além do ganho de estrutura física, com a aquisição do laboratório, tem o estímulo ao aprimoramento de pesquisa e a relação da Instituição com outros órgãos governamentais. Isso é fértil para a Universidade cumprir seu papel de atender demandas da sociedade que não sejam apenas a formação profissional”, concluiu o reitor. 

O evento contou, ainda, com a participação da vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués; o vice-governador do Amapá, Teles Junior; os deputados estaduais, Delegado Inácio e Jesus Pontes; o prefeito do município de Amapá e presidente da Associação de Municípios do Amapá, Carlos Sampaio; o secretário de estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Amapá, Lucas Abrahão; o coordenador do plano estadual de desenvolvimento e integração da faixa de fronteira, Prof. Dr. Paulo Gustavo Pellegrino; a representante da Secretaria Nacional do Desenvolvimento Regional, Carolina Antunes; e a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.

Texto e fotos: Rafaela Cristina (estagiária Assesp/Unifap)

 

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu