Unifap realiza visita institucional ao Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Visita ocorreu na última terça-feira, 19; Presidente do Tjap recebeu comitiva.

Representando o reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, docentes do Curso de Direito do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), realizaram na última terça-feira, 19, visita institucional ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), desembargador Adão Carvalho.

A visita institucional foi realizada pelos docentes Prof. Dr. José Caldeira Gemaque Neto, que também é pró-reitor de Cooperação e Relações Institucionais; o corregedor da Unifap, Prof. Dr. Besaliel Rodrigues; o coordenador do Doutorado em Direito, Prof. Dr. Iaci Pelaes dos Reis; o coordenador da graduação em Direito, Prof. Dr. Antônio Sabino; o ex-coordenador do curso, Prof. Dr. Zacarias Neto; a docente do Mestrado em Direito, Profa. Dra. Simone Palheta; e o juiz de direito, Prof. Dr. Diego Moura.

Durante a reunião, foram tratados assuntos como a efetivação de parcerias entre as duas instituições, relações institucionais educacionais, diálogos gos sobre investimentos públicos permanentes, entre outros.

O desembargador presidente do Tjap mostrou-se interessado na ampliação da parceria institucional entre Unifap e Tjap, especialmente nas áreas que tratam das garantias constitucionais e legais das populações vulneráveis socioeconomicamente. Colocou-se à disposição sobre a interlocução para a implantação do Centro Jurídico da Unifap, referindo-se ao novo prédio do Curso de Direito, obra arquitetônica que, em breve, terá sua construção iniciada no campus universitário Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Na nova estrutura física que será construída exclusivamente para o Curso de Direito, com recursos federais que serão pleiteados junto à Bancada do Amapá no Congresso Nacional em Brasília, o Poder Judiciário (estadual e federal) e as Funções Essenciais à Justiça (Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, procuradorias, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB) terão como compor parcerias com a Universidade para atuarem em favor do povo mais carente e dependente do acesso à Justiça e ao Judiciário.

De acordo com os docentes participantes, o evento foi proveitoso, salutar e profícuo. Para as duas instituições, gestos como esses rendem consideráveis resultados práticos, pois promovem a capilarização de políticas públicas de significativa importância para diversos grupos de pessoas vulneráveis e invisibilizadas no âmbito da sociedade que aguardam serem alcançadas pelo poder público.

Texto: Prof. Dr. Besaliel Rodrigues
Foto: Assessoria de Comunicação / Tjap

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/