Após um mês do isolamento, UNIFAP realiza diversas ações de combate à COVID-19

Após um mês do isolamento, UNIFAP realiza diversas ações de combate à COVID-19

Compartilhe:

 

Além do atendimento remoto nos setores de todos os campi, a Universidade firmou diferentes parcerias com a saúde do Estado. 

Na última quinta-feira, dia 16 de abril, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) completou um mês de paralisação de suas atividades presenciais, como medida de prevenção do contágio do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19. A instituição segue recomendações das autoridades de saúde e dos governos do município de Macapá e do Estado do Amapá. Por meio de COMUNICADO, a UNIFAP informou, no dia 15 de março, a suspensão das aulas e atendimentos nos seus campi por 15 dias. *A foto de capa desta reportagem é um registro da última reunião presencial, em 16 de março.

Ao final do período previsto, seguindo a orientação de prorrogação do isolamento, foi publicada a Resolução n. 7/2020-CONSU, ad referendum, que suspendeu o Calendário Acadêmico 2020 e atividades administrativas, por tempo indeterminado. O texto do documento orienta os servidores sobre o trabalho remoto durante o período da suspensão. “Os servidores técnicos deverão realizar as tarefas ordinárias, sob denominação de teletrabalho, de modo que os processos sigam seus fluxos normalmente”, diz um trecho do documento. Todas as ações da UNIFAP estão norteadas pelo Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia.

Medidas

A UNIFAP, ciente da sua função social e do seu papel como instituição de ensino, pesquisa e extensão, acompanha com atenção e responsabilidade esse momento de prevenção e combate da pandemia do COVID-19, e ações para atenuar seus efeitos. Diante disso, as Pró-reitorias, setores, Departamentos e direção dos Campi implantaram o atendimento remoto para seus públicos. Grupos de trabalhos foram formados, e alguns colegiados se organizaram para ajudar na produção de protetores faciais, entregues aos profissionais de saúde, buscando amenizar a falta de EPI´s na rede pública hospitalar, entre outras ações de inovação.

Confira outras iniciativas da UNIFAP/COVID-19: https://www.unifap.br/coronavirus/

Parceria UNIFAP/ MP-AP

Dirigentes da Universidade Federal do Amapá e do Ministério Público do Amapá (MP-AP) discutiram a transferência de recursos do Fundo de Manutenção e Aparelhamento do MP-AP para a UNIFAP, para fortalecer ações de combate a COVID-19 no Estado. O objetivo do repasse foi acelerar a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel, construção de respiradores e realizar testes de coronavírus. 

Auxílio Emergencial

Devido à suspensão do Calendário Acadêmico de 2020 da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) a Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) disponibilizou auxílio emergencial aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo foi fortalecer a  permanência e êxito nas atividades acadêmicas dos alunos desta Ifes, por meio da oferta de ajuda financeira aos estudantes. O auxílio foi destinado aos discentes de todos os Campi, inclusive calouros.

Auxílio financeiro aos estudantes estrangeiros

A Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI),  em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), disponibilizou aos estudantes estrangeiros da UNIFAP auxílio financeiro. A medida foi adotada para ajudar os acadêmicos no período da Pandemia do Novo Coronavírus,  em que a Universidade está com suas atividades suspensas, inclusive no fornecimento de refeições pelo Restaurante Universitário (RU).

Ao todo são 26 estudantes estrangeiros matriculados na universidade, sendo 24 para o curso ‘Português como Língua Estrangeira’, e 2 alunos do Programa Brasil-Colômbia. Todos foram beneficiados com o auxílio no valor de R$300,00 mensais, no período de três meses.

Auxílio Emergencial Alimentação Pecúnia

O objetivo foi dar suporte aos acadêmicos em vulnerabilidade nesse momento de pandemia. O Pró-reitor da PROEAC, Prof. Dr. João Batista Gomes, explicou que a assistência é voltada para alunos que já frequentavam o RU. “O aluno recebe tal auxílio até a reabertura do RU. Todo o processo será por meio de atividades remotas e realizamos com o máximo de urgência”, comenta o Pró-reitor.

Comissão para produção de EPI´s

Comissão entrega 60 máscaras ao município de Macapá. Foto: Divulgação.

A Reitoria da Universidade Federal do Amapá, por meio da Portaria nº 0577/2020, formalizou a criação da comissão técnico-científica e tecnológica para desenvolver e promover iniciativas na comunidade acadêmica para o combate do Novo Coronavírus de forma integrada entre os colegiados, departamentos e outras instituições. 

A Comissão, composta por docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Engenharia civil, Engenharia Elétrica e Geografia,  produz EPI´s (Equipamentos de proteção individual), como ‘Protetores Faciais’ com impressão 3D para os profissionais de saúde e segurança. Além disso, estão construindo respiradores, também com tecnologia 3D, para os pacientes mais graves da COVID-19.

Campus de Oiapoque auxilia hospital 

Campus Oiapoque empresou equipamentos ao hospital estadual do município. Foto: divulgação.

A direção do Campus Binacional de Oiapoque da UNIFAP e a coordenação do Curso de Enfermagem concederam, via empréstimo, equipamentos para o Hospital do município, administrado pelo Governo Estadual. Os materiais são usados no tratamento de eventuais pacientes acometidos pela COVID-19. Ao todo, foram oito máquinas disponibilizadas à rede hospitalar pública pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). São ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros, bombas de infusão/perfusão e aspiradores.

Manutenção de equipamentos hospitalares

Professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) integram equipe de manutenção de equipamentos de UTI, para utilização no tratamento de pacientes com COVID-19. A parceria foi oficializada no dia 3 de abril e conta com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Secretaria de Estado da Tecnologia e Ciência do Amapá (SETEC) e Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (SESA), que compõem a Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP).

Alunos da UNIFAP participam da manutenção de módulo do respirador pulmonar. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal.

O objetivo da parceira é realizar reparos nos equipamentos hospitalares essenciais para o tratamento da COVID-19 no estado e colocá-las para em funcionamento o mais breve possível. No encontro também foram definidas as capacidades técnicas de cada instituição e a distribuição dos equipamentos para manutenção.

Projeto de Extensão

Diante da pandemia da COVID-19, docentes da universidade mantém projetos de extensão ativos, remotamente, com alunos para desenvolvimentos focados o aprendizado e melhoria da comunidade amapaense. O Projeto de Extensão Universitária “Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo” (ATAU), existe desde 2016, prestando assessoria técnica às famílias de baixa renda de Macapá.

 Uma das ações que o ATAU está buscando apoio é para a execução do Projeto “Lavatórios na ponte”, que consiste em expandir a rede de abastecimento de água nas residências em áreas de ressaca no bairro Congós, na zona sul de Macapá. Dentro das casas o abastecimento de água é muito precário. Têm casas que não possuem rede (de água), só a caixa d’água e fazem tudo com o balde. A partir disso, junto com os alunos, surgiu a ideia de propor uma ação emergencial para estender a rede de abastecimento, proporcionando uma melhoria das condições de higiene.

Obras

As obras estruturantes, vitais para as melhorias de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) prosseguem, com todas as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde no atual momento. São novos blocos de salas de aula, laboratórios, centro de ensino, entre outras melhorias que já estavam previstas para todos os campi da instituição. 

Doações UniEnem/PIAP

Alunos do Cursinho Popular ‘UniEnem’, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), se mobilizaram para arrecadar 30 cestas básicas entregues aos trabalhadores informais que residem no bairro Vale Verde, distrito da Fazendinha, em Macapá. A ajuda veio no momento em que esses trabalhadores não podem ir às ruas para trabalhar, em virtude do Decreto n° 1.692/2020, que declarou situação de emergência na capital, entre e outras  medidas do Governo Estadual para enfrentar a pandemia do Covid-19.

Colação de Grau de formandos da Saúde

A Administração Superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), – considerando a pandemia de Coronavírus (COVID-19) e as medidas preventivas do Governo Federal, do Estado e Prefeitura Municipal, por meio da Resolução n. 8/2020-CONSU: Art. 1º – Autorizar, ad referendum, a antecipação da Colação de Grau, em caráter excepcional, de discentes que estejam no último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina, no âmbito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), por meio do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), viabilizou as formaturas de gabinete dos cursos,  totalizando 48 formandos da área de saúde, com interesse em participar no combate ao Novo Coronavírus. As outorgas de gabinete são realizadas individualmente, sem a presença de público, com uso de Equipamento Individual de Proteção – EPI.



Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu