Unifap irá compor Fórum sobre Boas Práticas Administrativas

A Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com nove órgãos das três esferas que compõem a administração pública, reúne nos dias 3 e 4 de setembro no plenário do Tribunal Eleitoral do Amapá (TRE/AP) para promover o Fórum sobre Boas Práticas Administrativas.

O tema será debatido por gestores, administradores, gerentes, fiscais de contrato, procuradores e assessores jurídicos das instituições envolvidas.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, será um dos palestrantes com assuntos acerca de Controle Interno de Convênios Federais, Controle Interno da Gestão Pública, Controle Interno nos municípios e Experiências Inovadoras.

O procurador da Unifap, Wilson Carvalho, avalia como importante o encontro e afirma que todo espaço de discussão do tema proposto se justifica de pronto.

Tentar interpretar individualmente as leis para então aplicá-las na atuação quotidiana de cada servidor público não é o modelo ideal na opinião do procurador.

“Boas práticas administrativas são interiorizadas nos indivíduos mediante o engajamento nos objetivos da administração, nos atos de aplicação da legislação em seu trabalho diário, e isso envolve a participação em discussões dessa natureza”, assegura Wilson Carvalho.

As boas práticas administrativas perpassam para além do controle interno.

Nesse sentido, a universidade irá apresentar o Procedimento Operacional Padrão (POP) que está em fase de implantação.

Além de outros avanços esperados, o POP Unifap irá proporcionar economia de tempo, descentralização orçamentária, diminuição de conflitos internos, identificação de falhas e promoção de melhorias na gestão administrativa da instituição.

“O POP Unifap significa uma mudança de visão de gestão, no sentido que o projeto pode promover uma quebra de paradigma, de mudarmos de uma gestão funcional, departamental, burocrática, para irmos para uma visão focada em processos”, afirma o pró-reitor de planejamento da Unifap, Allan Jasper.

Essa e outras experiências peculiares que cada órgão aplica na sua administração serão objetos de trocas de experiências no Fórum.

Além da Universidade Federal do Amapá, também participarão do Fórum gestores e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público do Amapá (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tribunal de Contas da União (TCU), Justiça Federal, Prefeitura de Macapá (PMM), Governo do Amapá (GEA) e Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap).

As inscrições ocorrerão até o dia 28 de agosto e os interessados poderão fazê-las no site do TRE, no endereço eletrônico:http://www.tre-ap.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/eventos/inscricao-de-eventosPROGRAMAÇÃO:03.

09.

2015 (quinta-feira) – 1º dia18h30 às 20h00 – 1º Painel: Controle Interno nos Convênios Federais (1h30)20h20 às 21h50 – 2º Painel: Controle Interno na Gestão Pública/Federal e Estadual (1h30)04.

09.

2015 (sexta-feira) – 2º dia18h30 às 20h00 – 1º Painel: Experiências Inovadoras apresentadas pelos órgãos públicos- Tribunal de Contas da União: Implementação do Processo Eletrônico- Ministério Público Estadual: Execução do Planejamento Estratégico- Tribunal de Justiça do Estado do Amapá: Itinerância- Tribunal Regional Eleitoral do Amapá: Programa Gestão por Competência- Universidade Federal do Amapá: Operacional Padrão20h20 às 21h50 – 2º Painel: Controle Interno nos Municípios (1h30)Com informações de Elton Tavares/Ascom TRE-AP