Departamento de Pesquisa solicita atualização cadastral dos grupos da UNIFAP

As informações serão usadas para a publicação de um catálogo on-line.

O Departamento de Pesquisa (DPq) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESPG) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) solicita aos líderes dos Grupos de Pesquisas (GPs) a atualização dos dados dos estudos em andamento. Essa atualização é realizada no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil do CNPq. Os docentes podem efetuar a atualização até o dia 20 de fevereiro no site: http://lattes.cnpq.br/web/dgp.

As informações disponíveis na plataforma servirão de base para formatação de um catálogo on-line dos Grupos de Pesquisas da UNIFAP, que será publicado no mês de abril, dentro das atividades em comemoração ao Jubileu de 30 anos da instituição.

De acordo com a diretora do DPq da UNIFAP, Prof. Drª Elizabeth Viana Moraes da Costa,  o  catálogo irá conferir aos grupos maior visibilidade interna, para sociedade e instituições em geral. “É importante, também, para que os professores que atuam em linhas próximas, em um futuro evento, possam interagir e fortalecer os grupos. Percebemos que muitos docentes, dentro da própria instituição, não sabem que existem outros grupos de pesquisa na UNIFAP, aos quais poderiam contribuir com a sua pesquisa e fortalecer os estudos”, explicou.

Os docentes devem efetuar a atualização até o dia 20 de fevereiro no site: http://lattes.cnpq.br/web/dgp.

ATENÇÃO – Após 12 meses de inatividade, os grupos são automaticamente excluídos do Diretório. “As informações são importantes para que tenhamos conhecimento, se a desatualização ocorre porque o professor não está mais na Instituição ou, se ainda não compõem a pesquisa”, explica a diretora, Profa. Elizabeth Costa. Os líderes que estejam com status de grupo atualizado no DPG, e com informações das repercussões dos trabalhos já preenchidas, estão automaticamente inclusos no catálogo.

Os grupos de pesquisa

Os grupos são formados por professores que atuam em linhas de estudos que tenham relações entre si. Sob a liderança de um docente, se unem para ter maior amplitude de suas linhas de pesquisa. Os GPs reúnem professores da UNIFAP, acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de servidores técnico-administrativos envolvidos em pesquisas. No entanto, esses grupos não precisam, necessariamente, ser formados apenas por professores da Universidade. Podem ser firmadas parcerias nacionais e internacionais com outras instituições

O que é o Diretório

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país. Assim, a existência da atividade permanente de pesquisa numa instituição é condição prévia para sua participação no DGP, e não o contrário. Em outras palavras, o início de processo de criação ou implantação de atividades de pesquisa em uma instituição não se dá pelo Diretório.

As informações contidas na plataforma dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo.

Contato DPq da UNIFAP: dpq@unifap.br ou (96) 4009-2801

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapbr
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.