UNIFAP é selecionada no PIBID com 48 bolsas para alunos da licenciatura

Confira o quadro com os números os pedidos deferidos e indeferidos.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) foi selecionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre 250 propostas submetidas ao Edital. A partir do Programa, a UNIFAP oferterá 48 bolsas para discentes e 6 bolsas para professores supervisores.

O PIBID tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, o contato, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

“O Projeto Institucional aprovado é resultado de um trabalho conjunto e sistemático de várias licenciaturas dos Campi Marco Zero, Mazagão e Oiapoque, que se mobilizaram através de subprojetos na área de Física, Ciências Biológicas (Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo), Matemática, Química, Pedagogia, Geografia, História, Letras, Artes e Educação Física”, ressalta a coordenadora Institucional Geral do PIBID/UNIFAP, Profa. Dra. Cilene Campetela.

Em breve, a UNIFAP realizará seleção de discentes, por meio de Edital específico, para os Núcleos interno e inícios das atividades.

Tome nota

Objetivos do Programa

• Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Modalidades de bolsa

A Capes concede quadro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

1. Iniciação à docência – para discentes de licenciatura dos cursos abrangidos pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
  2. Professor supervisor – para professores de escolas públicas de educação básica que acompanham, no mínimo, oito e, no máximo, dez discentes. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
  3. Coordenador de área – para docentes da licenciatura que coordenam os núcleos, formados por grupos de 24 a 30 discentes. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  4. Coordenação institucional – para o docente da licenciatura que coordena o projeto institucional de iniciação à docência na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

(Fonte: CAPES)

Saiba mais: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.