Bancada federal parlamentar visita obras do Hospital Universitário

A maior obra pública atualmente em andamento no estado do Amapá foi objeto de visita monitorada na manhã do último sábado.

A reitora da Unifap, professora Eliane Superti, coordenou a inspeção e apresentou a matriz orçamentária e financeira da obra aos senadores e deputados federais presentes.

Eliane Superti ainda expôs aos parlamentares a necessidade de garantir os R$ 100 milhões restantes para suprir as despesas que a obra requer até sua conclusão, prevista para março de 2019.

Serão investidos R$ 200 milhões no Hospital Universitário.

Desses, R$100 milhões já foram garantidos por meio de emenda impositiva de bancada e são executados a partir da liberação financeira feita pelo Governo Federal.

Os trabalhos no canteiro animaram os convidados.

O deputado federal André Abdon (PSD/AP) destacou a celeridade da obra e a aplicação dos recursos.

“O cronograma segue adiantado, isso é fruto da responsabilidade administrativa com a qual a gestão da Universidade tem trabalhado com os recursos já disponibilizados.

Não vemos isso com frequência na esfera pública”, ressaltou.

O senador João Alberto Capiberibe (PSB/AP) destacou a união e o empenho da bancada federal em prol da obra e afirmou que irá trabalhar para que o compromisso seja mantido inclusive para garantir os recursos que serão necessários para equipar o HU.

Os parlamentares presentes foram uníssonos no discurso por entenderem a importância social e acadêmica que o novo hospital terá no Amapá.

O complexo de saúde ocupará uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados, com 300 leitos (60 de UTI) e 240 para internação.

Os serviços prestados à comunidade serão 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Haverá serviços de triagem especializada, com atendimento de urgência e emergência; Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapia, que oferecerá serviços de diagnóstico por imagem (radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia e exames oftalmológicos), Métodos Gráficos (eletrocardiograma, eletroencefalograma, urodinâmica, entre outros), Patologia Clínica e Anatomia Patológica; centro cirúrgico com dez salas; unidade de apoio técnico com nutrição, farmácia e central de material esterilizado; unidade de ensino e pesquisa; unidade de apoio logístico; centro obstétrico; atendimento em fisioterapia e reabilitação; e um heliponto.

A visita técnica foi acompanhada pelo senador João Capiberibe (PSB) e deputados federais André Abdon (PSD), Cabuçu Borges (PMDB), Janete Capiberibe (PSB), Marcivânia Flexa (PCdoB), Marcos Reátegui (PSD), Roberto Góes (PDT) e Vinícius Gurgel (PR).

Acesse o vídeo promocional da obra do HU em: https://youtu.be/D5PnliZ7Bi8

# Descrição Data Tamanho Baixar