SNCT 2023: Congresso Amapaense de Iniciação Científica e Tecnológica chega à sua 12ª edição

Evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 e traz os resultados de pesquisas de bolsistas das instituições científicas do estado.

Iniciou na última terça-feira, 17, o XII Congresso Amapaense de Iniciação Científica (XII Conaic), atividade que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023). A Universidade Federal do Amapá (Unifap) é a sede do evento este ano. O XII Conaic traz os resultados das pesquisas de alunos de iniciação científica ou tecnológica da Instituição, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), do Instituto Federal do Amapá (Ifap ) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

“Os alunos apresentam seu trabalho para uma banca e os que obtiveram maiores notas receberão um prêmio de destaque de iniciação científica”, explicou a Profa. Dra. Elizabeth Viana, diretora de Pesquisa da Unifap e coordenadora do evento.

As pesquisas de iniciação científica ou iniciação tecnológica estão sendo demonstradas por banners projetados ou apresentação oral nas salas do Bloco F, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). Há trabalhos em todas as áreas do conhecimento, totalizando 89 trabalhos apresentados oralmente e 130 banners projetados.

A acadêmica do quinto semestre de Ciências Biológicas, Andréia Sunamita, participa pela primeira vez do Conaic. Ela expôs um banner com os resultados da pesquisa que desenvolve sobre caça ilegal em aplicativos de trilhas e redes sociais no estado.

“A gente conseguiu descobrir que existem aplicativos de trilhas que eram para ser usadas como atividade de hobby e passeio, mas que o foco acaba sendo desviado para que as pessoas pudessem compartilhar eventos de caça. Então essas pessoas usam um meio que era pra ser uma rede social onde as pessoas iriam apenas passear para que elas consigam proliferar essa atividade criminosa”, explica Andréia Sunamita.

No dia 20 de outubro, a partir das 16h no auditório do Sebrae-AP, ocorrerá a cerimônia de encerramento com a premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica ou iniciação tecnológica. A programação completa do XII Conaic está disponível em https://www2.unifap.br/dpq/2023/10/11/datas-horarios-e-orientacoes-para-apresentacoes-no-congresso-amapaense-de-iniciacao-cientifica-xii-conaic/.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: