Sisu registra mais de 800 mil inscrições no primeiro dia

Os estudantes terão até este domingo (26) para garantir uma das 237 mil vagas do programa.

Mais de 474 mil estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os dados são desta última  terça-feira, 21 de janeiro. Segundo o portal do MEC (Ministério da Educação), as inscrições, que podem chegar até dois cursos por estudante, já são mais de 826 mil.

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior de todo país oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação e que não zeraram a redação na edição de 2019 são selecionados de acordo com suas notas no exame. Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu, pode tentar, ainda, uma vaga pelos processos seletivos da universidade de sua escolha.

Inscrições

A realização das inscrições é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet pelo link: https://sisualuno.mec.gov.br/#/login . Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Tome nota

Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação decidiu dar mais tempo para os estudantes, sendo prorrogada as inscrições até este domingo (26). Já os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. As outras datas do cronograma do Sisu são:

• matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.
AsCom/UNIFAP, com informações do MEC.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.