Curso de Teatro aprova evento junto à Capes

“I Norte de Arte Acessível: Ciclo de Formação em Acessibilidade Cultural na Educação Básica” tem previsão de acontecer em março de 2024 e ficou em 5º lugar, em um total de quase 400 propostas, no Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica (Paep-EB).

O curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), aprovou a realização do evento I Norte de Arte Acessível: Ciclo de Formação em Acessibilidade Cultural na Educação Básica junto ao Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica (Paep-EB) promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

O evento tem previsão de acontecer em março de 2024 e ficou em 5º lugar, em um total de quase 400 propostas, recebendo nota total 100 na avaliação, sendo contemplado com o recurso de R$ 70 mil. O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, Polo Norte, coordenado pela Unifap, também protagoniza a ação.

Segundo o Prof. Dr. Emerson de Paula, proponente do projeto, o evento é formativo sobre arte-educação e acessibilidade destinado a docentes de Arte da educação básica e busca problematizar a formação em acessibilidade cultural no ensino superior e sua aplicação pedagógica com ênfase na região Norte.

O evento reunirá aplicações mais recentes da área, oportunizando a troca de conhecimento e socialização de práticas inclusivas nas diversas linguagens da Arte e sua presença no espaço escolar objetivando compor um painel de possibilidades de revisão da formação e docência da prática pedagógica inclusiva proposta por cursos superiores de Licenciatura em Artes, mobilizando a discussão a partir dos estados da região Norte do Brasil.

O evento estabelecerá parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação do Amapá, contando ainda com duas importantes instituições de formação docente no estado: o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), com representantes na comissão organizadora.

“Assumir o foco desse evento na Amazônia, a partir do estado do Amapá, é apresentar as ações artístico-pedagógicas em acessibilidade cultural promovidas na Amazônia afro-ameríndia e registrar a importância da produção pedagógica especificamente do Amapá, potencializando as diversas investigações sobre a temática em questão para que seu reflexo ultrapasse fronteiras territoriais. O evento será a possibilidade da troca de experiências de formação e prática de arte-educação e inclusão na Amazônia. O curso de Licenciatura em Teatro da Unifap, proponente primeiro do evento, possui o Projeto de Extensão Labac – Laboratório de Acessibilidade Cultural no Amapá e o primeiro Núcleo de Audiodescrição, junto aos cursos de artes no país, o que garante o aspecto inclusivo que o evento promoverá em toda sua programação”, conclui o Prof. Dr. Emerson de Paula.

Texto: Divulgação / Licenciatura em Teatro da Unifap

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: