Seminário traz ações dos projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Evento ocorreu na última quarta-feira (28), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), promoveu na última quarta-feira, 28, o Seminário de Socialização das Ações do Pibid/Unifap – Edição 2022-2024. Com o tema “Pibid na Amazônia amapaense: ensino, pesquisa e extensão na formação de professores/as”, o evento ocorreu no prédio do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Docentes e acadêmicos da Unifap e professores da rede pública de ensino envolvidos no Pibid/Unifap participaram do seminário. Pela manhã, a abertura do evento contou com apresentação do Grupo de Marabaixo da Juventude e de estudantes indígenas do campus Binacional do Oiapoque, apresentação do projeto do Pibid e palestra sobre as contribuições do Pibid para a formação de professores no Amapá.

“Nós temos 408 estudantes bolsistas, o maior número de bolsistas do Pibid que já tivemos. Nós temos 14 subprojetos nesta edição que começou em 2022 e termina agora em 2024. O Pibid fortalece a formação na medida em que possibilita que os estudantes, junto com os professores da rede pública de ensino e da Universidade, possam desenvolver trabalhos integrados que são feitos a partir dos subprojetos […]”, explicou a coordenadora do Pibid/Unifap, Profa. Dra. Arthane Menezes.

O Pibid é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

O acadêmico da Licenciatura Intercultural Indígena ofertada no campus Binacional do Oiapoque, Edielson Forte de Oliveira, afirmou que o Pibid irá contribuir com sua prática profissional como futuro professor.

“A partir do projeto eu vi que a gente pode trabalhar com elementos da nossa cultura em diferentes disciplinas dentro da nossa aldeia, com nossos alunos […] Produzimos o material didático e tivemos um avanço com eles, porque relacionamos a nossa marca, o nosso artesanato e várias outras coisas com as disciplinas, eles começaram a aprender a nossa cultura sem deixar de lado o dia a dia deles”, declarou Edielson Oliveira.

A atuação do Pibid para a formação docente também foi a principal contribuição do Programa para a discente do curso de Ciências Biológicas, Aghata Campelo Soares. “Dentro da Universidade a gente teve a experiência de participar tanto de forma indireta quanto direta na formação dos alunos. Todos os nossos projetos foram voltados para o Enem, na formação desses alunos e pra ajudar eles a melhorar na sua formação escolar”, aditou.

A programação continuou no restante do dia, com mesas-redondas que trouxeram as ações realizadas pelos subprojetos vinculados ao Pibid/Unifap na rede pública de ensino amapaense e exposição de materiais e banners. Uma peça de teatro realizada pelos participantes do subprojeto de Filosofia marcou o encerramento do evento.

Quer saber mais sobre o Pibid e o evento? Confira o vídeo sobre o Programa no perfil do Instagram da Unifap.

*Texto: Jacqueline Araújo, com a colaboração de José Eduardo Lima e Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp / Unifap)
* Fotos: José Eduardo Lima (Assesp / Unifap), Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp / Unifap) e Profa. Dra. Arthane Menezes (Pibid / Unifap).

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/