Comunicado Importante: Decisão Judicial Esclarece Eleição no Departamento de Educação

A Universidade Federal do Amapá, por meio da Comissão Eleitoral Departamental, informa que foi prolatada sentença pela 6ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amapá. Inicialmente o magistrado concedeu liminar suspendendo a posse dos candidatos eleitos, mas depois, fez análise pormenorizada dos fatos e dos argumentos, revogou a liminar e decidiu o mérito negando a segurança pleiteada pela candidata perdedora.

Esta sentença diz respeito à eleição para a direção do Departamento de Educação (DED) da UNIFAP, na qual a chapa vencedora foi legitimamente escolhida, seguindo os princípios democráticos da nossa instituição. Após a divulgação do resultado das eleições do DED, surgiram notas de repúdio, alegando ilegalidades e fraude, porém sem evidências. Então, a candidata da chapa derrotada impetrou mandado de segurança propondo anular as eleições do DED e buscando a continuidade da gestão anterior até o julgamento da ação judicial.

Após análise cuidadosa, a justiça federal decidiu a favor da UNIFAP, descartando qualquer indício de fraude e reafirmando a legitimidade do processo eleitoral. Esta decisão reforça a confiança no cumprimento das normas e na transparência do procedimento.

A gestão superior da UNIFAP reitera seu compromisso com a democracia, transparência e respeito às instâncias decisórias da nossa instituição.