Seminário de Avaliação Interna discutirá o grau de desempenho do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unifap

A programação será voltada a professores, alunos e coordenação do programa.

O Seminário de Avaliação Interna tem como objetivo promover a autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), buscando diagnosticar pontos fortes, corrigir aspectos frágeis, reformular metas e oportunizar a aproximação entre docentes, discentes, coordenação e demais setores da Universidade, ligados diretamente ao programa de Pós-graduação.

Segundo o Coordenador do Programa Prof. Dr. Irlon M. Ferreira, “a autoavaliação favorece a construção da identidade, heterogeneidade e envolvimento do programa aos parâmetros internos, alinhado aos padrões mínimos garantidos pela avaliação externa da CAPES”.

A programação acontecerá em meio virtual de 02 a 03 de março de 2021.

O seminário contará com a participação do Prof. Dr. José Carlos Tavares (UNIFAP), Prof. Dr. Lucindo J. Quintans Junior (UFS) e do Prof. Dr.  Josean Fechine Tavares (UFPB).

Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF)

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) em nível de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tem por objetivo promover a capacitação docente, a formação de pesquisadores e o aprimoramento técnico-científico de profissionais que exerçam atividades inerentes às ciências farmacêuticas, bem como estimular a produção de novos conhecimentos nas áreas de abrangência do curso.

Teve sua primeira turma no ano de 2013 e ao longo dos anos discentes de diferentes formações acadêmicas nas áreas de concentração de Biologia Farmacêutica (linhas de pesquisa: Validação químico-biológica de fármacos de origem sintética e natural) e Tecnologias Aplicadas a fármacos (linhas de pesquisa: nanotecnologia aplicada a fármacos e medicamentos e tecnologias aplicadas a fármacos), já foram titulados mestres (61), dos quais muitos foram absorvidos e se tornaram pesquisadores e profissionais em instituições públicas e privadas do Estado do Amapá e região, incluindo órgãos e repartições ambientais.

A versatilidade dos discentes, em termos de formação, também repercute favoravelmente no desenvolvimento da interdisciplinaridade no âmbito do programa. Isso se deve também ao fato de que as linhas de pesquisa do programa foram estabelecidas em áreas de vanguarda, com atenção especial para estudos relacionados à biodiversidade da Amazônia, que é riquíssima.

O Estado do Amapá colabora com uma das maiores biodiversidades do mundo em estudos com zebrafish, nano-emulsões, estudos in silico com fármacos e estudos de biotransformação por fungos filamentosos, por exemplo, onde os mestrandos muitas vezes atuam desenvolvendo protocolos inovadores junto de seus orientadores.

Confira a programação

• Terça – 02/03

9:00 – 9:15h – Abertura – Coordenação do PPGCF.

9:15 – 9:30h – Apresentação da Comissão de Avaliação Interna – Prof. Dr. José Carlos Tavares (UNIFAP), Prof. Dr. Lucindo J. Quintans Júnior (UFS) e Prof. Dr. Josean Fechine Tavares (UFPB).

9:30 – 10:50h – Conferência – Pós-graduação na área de Farmácia: Desafios e Perspectivas – Prof. Dr. Lucindo J. Quintans Júnior (UFS).

14:30 – 17:00h – Reunião com os discentes do PPGCF e a comissão de avaliação interna – metas e objetivos a serem alcançados.

• Quarta – 03/03

9:00 – 11:00h – Reunião com os discentes do PPGCF e com a coordenação – metas e objetivos a serem alcançados.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.