Reunião técnica com a Capes tratará das perspectivas e desafios da pós-graduação da Unifap

Evento ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP); Público-alvo são gestores, docentes e coordenadores dos cursos de pós-graduação da Universidade.

O cenário nacional e da pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) serão temas de reunião técnica entre a Instituição e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Com o tema “Perspectivas da Pós-graduação no Meio do Mundo: propostas e desafios na atualidade”, o evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, no auditório do curso de Engenharia Elétrica, que fica no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

O público-alvo da reunião técnica são os gestores, coordenadores e docentes dos cursos de pós-graduação da Unifap. De acordo com o diretor de Pós-graduação, Prof. Dr. Fernando Medeiros, o evento tem como objetivo trazer as discussões das diretrizes gerais do Plano Nacional da Pós-graduação para o período 2024 – 2030 no âmbito nacional para Unifap, aproximar os dirigentes da Capes com os gestores e coordenações da pós-graduação e demonstrar à Capes a realidade de como é trabalhar a pós-graduação na região amazônica, em especial no Amapá.

“O evento surgiu a partir da participação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação nos fóruns nacionais de pró-reitores, assim como de convite da pós-graduação desta IES [Instituição de Ensino Superior] a outros membros da Capes para participação de eventos internos da Instituição, no qual foi sugerido pelos visitantes da Capes a visita dos dirigentes superiores para conhecer a região”, explica o Prof. Dr. Fernando Medeiros.

A programação começa no dia 27 com a mesa de abertura da reunião técnica, que será composta pela vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Amanda Fecury; e membros da Rede Integrada de Pesquisa do Estado do Amapá (Ripap), formada pela Embrapa AP, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituo de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).

Haverá, também, palestras com o diretor de Programas e Bolsas da Capes, Prof. Dr. Laerte Guimarães Ferreira Junior, e o coordenador-geral do Plano Nacional da Pós-graduação 2021-2030, Prof. Dr. Esper Abrão Carvalheiro.

Confira a programação completa do evento:

A reunião técnica é uma realização da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg), por meio do Departamento de Pós-graduação (Dpg/Unifap).

Serviço
Reunião técnica da Pós-graduação Unifap/Capes “Perspectivas da pós-graduação no meio do mundo: propostas e desafios na atualidade”
Dias 27 e 28 de setembro de 2023, no auditório do curso de Engenharia Elétrica, localizado no prédio do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), campus Marco Zero do Equador (Rod. Josmar Pinto, km 02, bairro Universidade, Macapá-AP). Público-alvo: gestores, coordenadores e docentes da pós-graduação da Unifap.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: