Programa do Ministério da Saúde será coordenado por professores da Unifap no Amapá

Professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com as secretarias estadual e municipais de saúde do Amapá e com a assessoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), irão coordenar uma pesquisa que avaliará a atenção básica de saúde no estado do Amapá.

A pesquisa faz parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde (MS), e a equipe local realizará visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios do estado para entrevistar profissionais das equipes de Saúde da Família que aderiram ao programa e usuários das UBS.

“Nós iremos a todas as UBS fazer essa avaliação, ou seja, verificar como está a atenção básica nesses municípios.

Não ouviremos apenas os gestores, mas também os trabalhadores das equipes de saúde da família (.

.

) e os usuários.

Essas informações serão cruzadas, ou seja, o trabalhador da saúde nos dá uma informação, mas vamos buscá-la também com o usuário, e assim teremos um diagnóstico da atenção básica de saúde nesses municípios.

Aqueles que tiverem uma boa avaliação receberão um incentivo financeiro para melhorar a atenção básica e este é diferenciado de acordo com essa avaliação.

É como se o Ministério da Saúde construísse um raio-x da situação da atenção básica no país”, resume a professora Luzilena Prudêncio, supervisora da pesquisa.

O piloto do projeto será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, nas UBS dos bairros Marabaixo e Pedrinhas, em Macapá.

A partir do dia 4 de setembro, as demais UBS dos municípios do estado serão visitadas pela equipe da pesquisa, e as visitas ocorrem até novembro deste ano.

Até sexta-feira, 25, profissionais de saúde que atuarão como entrevistadores estão sendo capacitados pela Unifap e Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fiocruz.

PMAQ-AB O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do país.

Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

O programa foi lançado em 2011 e agora inicia seu 3º ciclo, com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas.

O PMAQ-AB tem como um de seus componentes a avaliação externa das equipes de saúde da família que aderiram ao programa.

A fase de Avaliação Externa do PMAQ-AB será realizada através das certificações das equipes de atenção básica que aderiram ao programa.

No estado do Amapá, esta ação ficou a cargo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Unifap e Secretaria de Estado de Saúde do Amapá.

A equipe da Unifap é composta pela professora do curso de Enfermagem Nely Dayse Santos da Mata, que é a coordenadora da pesquisa no estado; pelos docentes Rosana Nascimento, Luzilena Prudêncio e João Farias da Trindade, supervisores do projeto; pela secretária Amaranalda Bitencourt; pelos bolsistas Hiago Rafael Lima e Larissa Duarte; e nove profissionais da saúde que atuarão como entrevistadores.

Para saber mais sobre o PMAQ-AB, acesse a página do programa no Portal da Saúde, do Ministério da Saúde.