Parceria internacional resulta em evento na Universidade da Guiana Francesa

Pesquisadores de três países se reuniram para discutir temas sobre a Amazônia.

O “I Colóquio Internacional Literatura, Patrimônio imaterial e memória na Amazônia” ocorreu nos dias  14 e 15 de novembro de 2019 na Guiana Francesa. O evento é resultado da parceria de internacionalização entre Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Université Anton de Kom e Universidade da Guiana Francesa.

Sobre o evento

O evento contou com a presença de pesquisadores da Guiana Francesa, Brasil e Suriname, seguindo uma abordagem multidisciplinar. Foram abordados os seguintes eixos: línguas e literatura (oral e escrita) da Amazônia, Imaginário e representações, Direito Ambiental e Direitos dos Povos Indígenas, Tradição e desenvolvimento, questão de fronteiras e relação com o território, estudos das sociedades amazônicas – dinâmica amazônica, histórias de viagem e olhares na Amazônia e História da Amazônia.

A participação dos professores favoreceu parcerias entre pesquisadores, no âmbito do Platô das Guianas, além das convenções que a UNIFAP mantém com essas universidades.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.