O Plano não prevê data para volta das atividades acadêmicas e administrativas, mas incentiva o planejamento conjunto.
A Coordenadoria de Ensino de Graduação (COEG), vinculada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), publicou uma CARTA ABERTA aos discentes, técnicos e professores da Instituição. No documento, encaminhado aos Campi, departamentos, coordenações de curso e unidades administrativas, são expostos os motivos para formatação de um plano para retorno gradativo das atividades acadêmicas e administrativas.
Na carta é enfatizado que o plano se trata de uma construção conjunta e a longo prazo, capitaneado pela PROGRAD, que prevê a adaptação aos novos modelos de comportamentos/procedimentos/protocolos estabelecidos pós-pandemia.
Confira abaixo a íntegra da carta:
CARTA ABERTA AOS DISCENTES, PROFESSORES E TÉCNICOS
Senhores(as) Discentes, Técnicos(as) e Professores(as),
Todos(as) temos dimensão da gravidade da Pandemia. De acordo com os dados do Ministério da Saúde (22/06/2020), as VIDAS diretamente afetadas pelo vírus já totalizam 1.085.038, onde 50.617 foram perdidas na luta contra o COVID-19. São números extensos que saltam os olhos e ferem os corações daqueles que sentem a dor do outro.
É uma batalha injusta e laboriosa cercada de incertezas e inconstâncias, onde o medo, a insegurança e as dúvidas veem à tona. O momento é de reflexão, de elevar os pensamentos e as ideias na busca de encontrar saídas, estratégias que nos levarão ao “novo normal”. Talvez, seja essa a única certeza que temos agora: de que as coisas por muito tempo serão diferentes do que eram antes da Pandemia!
A UNIFAP – Nossa Casa – por certo, mesmo no momento que se apresentar mais seguro para recomeçarmos, precisará está adaptada aos novos modelos de comportamentos/procedimentos/protocolos estabelecidos pós pandemia, porque mesmo quando tudo parecer seguro, o risco ainda existirá. Sabemos do protagonismo da Universidade Pública no enfrentamento da Pandemia.
Também reconhecemos sua importância para a formação cidadã ética e crítica, e para o desenvolvimento social, econômico, ambiental, tecnológico e cultural de uma Sociedade. Por isso não paramos e seremos incansáveis em conquistar “um lugar ao sol”, mesmo na adversidade e por muitas vezes criticada.
Mas afinal, nesta caminhada em sustentar a Universidade Pública de Qualidade para todos(as) quais os próximos passos? Qual o caminho mais adequado? O que precisa ser feito para retomar um dos sustentáculos da Academia, o ensino?
Os desafios são gigantescos, não existe uma fórmula pronta ou metodologia que caberá a todos(as). É preciso considerar o multiverso que constitui o Círculo Acadêmico, os seus Cursos, os Campi, as questões epidemiológicas, estruturais, socioeconômicas e culturais.
Entendemos que esse seja o momento de apontar quais os passos mais adequados, o que precisa ser feito. Precisamos ser proativos e ter iniciativa para indicar as condições mais adequadas para restabelecimento das atividades de ensino, mesmo que em condições adversas e em caráter emergencial. O que não podemos é cruzar os braços e esperar tudo passar para reagir.
Assim, contamos com a voz ativa dos discentes, professores e técnicos da UNIFAP nas discussões, proposições em torno do Planejamento da Retomada das Atividades de Ensino.
Quais alternativas emergenciais podemos adotar para restabelecer o ensino?
Quais as adequações estruturais necessárias?
Qual o aporte tecnológico necessário aos Professores e Alunos?
Nesta Crise a inércia significa que Você escolheu um lado. Nada está pronto, a incerteza e o medo nos assolam, todavia, você não está sozinho. Vamos juntos trabalhar para mitigar as perdas e restabelecer com segurança as atividades de ensino da UNIFAP. Quando? Não sabemos, mas precisamos estar preparados.
Atenciosamente,
EQUIPE PROGRAD/COEG
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