Hospital Universitário da UNIFAP entra em fase final das obras

As instalações de mobílias terão início a partir do dia 20 de março.

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é uma conquista para toda a comunidade acadêmica e população amapaense. A obra teve assinatura de contrato, em dezembro de 2016, e agora entrou em fase de acabamento, com previsão de entrega para agosto deste ano.  O HU terá como meta promover o ‘ensino, pesquisa e desenvolvimento’, integrando a Rede de Hospitais Universitários Federais (HUFs), gerenciada  pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

De acordo com a Engenheira responsável, Bruna Perise, a obra está avançando, de acordo com o que foi previsto, seguindo os cronogramas físicos e financeiros: “Temos feito os protocolos junto à UNIFAP e esse cronograma está sendo seguida à risca. Estamos adiantados com algumas partes da construção civil e de acabamento, andando a frente sempre do cronograma que foi definido”.

AVANÇOS – A obra contará com sistemas de tratamento de água, utilizando equipamentos para o reaproveitamento da chuva. “A parte da elétrica, geradores, quadros elétricos e demais equipamentos já chegaram e estão sendo instalados. O sistema elétrico definitivo da obra já está feito. Teremos sistema de tratamento da afluente de esgoto, para um reaproveitamento no sistema de água de reuso. As bombas dos sistemas hidráulicos de incêndio já chegaram e estão instaladas”, explica a engenheira, Bruna Perise.

A Equipe da Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” esteve no local para cobertura fotográfica da fase final das obras. Veja também no Flickr Oficial

COMPLEXO HOSPITAL – O Hospital Universitário (HU) contará com 30 leitos para UTI, 10 salas de centro cirúrgico, sendo 2 direcionadas para obstetrícia, além de 3 salas direcionadas para parto humanizado. Para o docente do Colegiado de Medicina da UNIFAP, Prof. Dr. Achiles Eduardo Pontes Campos, membro da Comissão de Licitação do Hospital Universitário, o HU vai beneficiar toda a comunidade amapaense com seus serviços de média e alta complexidade. A EBSERH tem por finalidade auxiliar na gestão e prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar à comunidade.

FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS –  Desde o início das obras, a equipe de Engenharia da prefeitura do Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) mantém fiscalização de rotina. Sob a coordenação do prefeito, Raimundo Brazão, os servidores da UNIFAP – conforme Portaria n.  1480/2019, respondem pela gestão e fiscalização do Contrato nº 25/2016, celebrado entre UNIFAP e o Consórcio JotaELE/SH/CDG/DAMIANI.

A equipe da Prefeitura do Campus tem sido muito atuante na fiscalização, sempre criteriosa nos quesitos de medição, como é determinado pelos órgãos controladores e fiscalizadores do dinheiro público.

Concurso Público – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realizará todo o trâmite do Processo de Seleção. Acompanhe na página oficial: https://www.ebserh.gov.br/

Colaboração de texto: Addan Vieira e Fernanda Miranda (Estagiários de Jornalismo/UNIFAP)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.