“Pesquisador Destaque” mostra a contribuição da UNIFAP na produção científica

O objetivo da ação é valorizar as contribuições dos pesquisadores.

A Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) e o Escritório Modelo “UNIFAP Notícias”, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lançaram a ação “Pesquisador Destaque”. O objetivo da iniciativa é homenagear e reconhecer a atuação dos pesquisadores da Universidade, como também valorizar suas contribuições em diversas áreas do conhecimento. Indique um pesquisador (a) que gostaria de homenagear, envie para: assessoria@unifap.br

Confira os pesquisadores já homenageados nas Redes Sociais oficiais.

Profª Me. Cristina Baddini Lucas’

Cristina Baddini Lucas é formada em Engenharia Civil e possui mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A docente desenvolve projeto sobre “Modelagem 3D e confecção de protetores faciais tipo Face Shield e conectores para combate à COVID-19”. O objetivo do projeto é a confecção de protetores faciais do tipo Face Fhield e de conectores para a fabricação de respiradores utilizando tecnologia de impressão 3D e a distribuição gratuita desse material para entidades de saúde de todo o estado.

Profª Drª Simone de Almeida Delphim Leal, Prof. Me. Neylan Leal Dias e Prof. Me. Edcarlos Vasconcelos da Silva

Graduados em Matemática, Simone de Almeida Delphim Leal, doutora em Modelagem Computacional; Neylan Leal Dias, mestre em Matemática Aplicada e Computacional; e Edcarlos Vasconcelos da Silva, mestre em Ensino Profissional de Matemática. Os docentes realizam pesquisa sobre “Análise da distribuição espaço temporal da pandemia de COVID-19 e seus determinantes no Estado do Amapá”. Essa pesquisa visa analisar a distribuição espaço-temporal do novo coronavírus identificando os determinantes em saúde com possíveis associações à mortalidade e casos positivados no Amapá.

Profª Drª Amanda Fecury

Amanda Alves Fecury é formada em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui doutorado em Doenças Tropicais também pela UFPA. A Docente desenvolve pesquisa sobre “Caracterização clínica e epidemiológica de 1560 casos de COVID-19 em Macapá/AP, extremo Norte do Brasil”. O intuito da pesquisa é descrever o perfil epidemiológico dos acometidos pela COVID-19 no município de Macapá/AP, além calcular as taxas de letalidade por grupo etário, por sexo e por morbidade previa.

A Profª Drª Amanda Fecury também integra o grupo de pesquisa sobre a “Implantação de grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia brasileira: Análises das ações antrópicas e suas implicações socioambientais e na saúde da população”, que tem como objetivo analisar as ações antrópicas e suas implicações socioambientais e na saúde da população, decorrentes, sobretudo da extração mineral na região da Amazônia brasileira.

Colaboração de Texto: Mayra Carvalho – (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.