Comissões trabalham para implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIFAP

O SIBi/UNIFAP vai proporcionar maior gestão entre as bibliotecas da instituição.

Na última quarta-feira, 16, bibliotecários da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) participaram de reunião com a Pró-Reitora de Graduação da Instituição, Profa. Dra. Elda Gomes Araújo, e representantes da Reitoria para a apresentação inicial do processo de implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi/UNIFAP). O sistema será a integração das atividades das bibliotecas, alinhada à política educacional, científica e administrativa da UNIFAP, com o objetivo de apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão.

Os trabalhos envolvem cinco comissões e são coordenados pelo bibliotecário Ms. Raildo Machado. A equipe de bibliotecários atua no procedimento, desde o início da pandemia. A previsão da entrega dos documentos finalizados deve ocorrer até 19 de outubro. “A criação do SIBi/UNIFAP foi necessária considerando o crescimento da Universidade. A implementação será um importante instrumento institucional que vai estabelecer políticas e diretrizes para o desenvolvimento das atividades nas Bibliotecas”, destaca o bibliotecário Ms. Raildo Machado.

Novo prédio da BCE/UNIFAP em fase de finalização. Foto: ASSESP

SIBi/UNIFAP.

Com a criação do Sistema, será possível deliberar serviços de forma integrada, e não mais isolados, como hoje ocorre. “Hoje, um acadêmico do município do Oiapoque não consegue efetuar empréstimo de livros na Biblioteca Central, no Campus Marco Zero, por exemplo. Com o SIBi/UNIFAP, esse entrave será corrigido; além de padronizar os serviços oferecidos, discutir a criação de novas unidades setoriais, planejar, debater e descentralizar o orçamento que atualmente é gerido apenas pela BCE”, explica o diretor da Biblioteca Central (BCE), Mário de Lima Júnior.

O SIBi/UNIFAP também irá proporcionar às Bibliotecas da UNIFAP uma gestão conjunta, com os planejamentos e as decisões sendo discutidas e deliberadas de forma democrática, e não unilateralmente pela BCE, considerando as particularidades de cada umas das Bibliotecas. Após a entrega definitiva, o processo segue para a Reitoria que irá encaminhar para avaliação da Câmara de Legislação do Conselho Superior (CONSU). A implantação do sistema está prevista para o 1º semestre de 2021. São 10 documentos entre regimentos, regulamentos e políticas que são elaborados por todos os bibliotecários distribuídos nas quatro bibliotecas em atividade na UNIFAP.

Documentos que compõem o SIBi/UNIFAP:

– Regimento do Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIFAP (SIBi/UNIFAP)
– Política de Desenvolvimento de Coleções
– Política de Tratamento Técnico da Informação
– Política de Serviço de Referência e Auxílio ao Usuário
– Política de Tecnologia e Apoio a Comunicação
– Política de Manutenção e Atualização do Repositório Institucional da UNIFAP
– Regulamento da Biblioteca Central
– Regulamento da Biblioteca do Campus Mazagão
– Regulamento da Biblioteca do Campus Binacional
– Regulamento da Biblioteca do Campus Santana

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.