Operários do Hospital Universitário seguem medidas de prevenção contra a COVID-19

Alas finalizadas do HU poderão ser utilizadas no atendimento de pacientes com Coronavírus.

As obras do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) continuam e os colaboradores atendem as normativas de prevenção ao Coronavírus publicadas pelo Governo do Amapá. Entre as medidas adotadas está o uso de máscaras  e distribuição de dispensas com álcool em gel  para o uso durante a jornada de trabalho. A equipe de Engenharia da prefeitura da Universidade também se adequou as novas exigências, após orientações de prevenção a COVID-19.

De acordo com o prefeito de Campus da Universidade, engenheiro Raimundo Brazão, responsável pelo acompanhamento das obras, tem ocorrido o uso frequente do álcool em gel. Porém, no momento, está em falta o produto para a equipe. Seguindo as ordens da fiscalização e presando pela saúde dos funcionários, foram instalados novos lavatórios para que os colaboradores possam realizar a higienização adequada. Outra medida  é o distanciamento mínimo e a verificação de temperatura dos funcionários, uso de máscaras de proteção. Em caso de variação ou sinal de febre, é orientado a voltar para casa.

Proposta do Governo

A prefeitura da UNIFAP respondeu ao pedido do Governo do Estado, para que fosse disponibilizada uma parte do Hospital para atender pacientes com COVID-19 e procedimentos clínicos preventivos, que “funcionaria em caso de extrema necessidade”, explicou o prefeito. Agora aguarda o posicionamento do Estado sobre a proposta. As obras da ala disponibilizada dependem da formalização junto ao Governo do Estado e o Governo Federal, com autorização da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUFs).

ADIANTAR AS OBRAS – Entre os serviços que seriam antecipados para atender ao pedido estão: instalação de piso em manta vinílica, esgoto, água tratada e pintura, além dos equipamentos necessários, capacitação de pessoal e administração.  O prazo para entrega da ala especifica seria entre 30 a 45 dias. “Teríamos que adiantar isso, porque estava previsto a execução desses serviços somente para maio e junho de 2020. Então será necessário antecipar a execução”, explica Brazão.

O HU terá como meta promover o ‘ensino, pesquisa e desenvolvimento’. Foto: Divulgação/UNIFAP.
Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP/UNIFAP.