Bloco 1 do Hospital Universitário inicia atendimentos aos pacientes da COVID-19 hoje, 5

Bloco 1 do Hospital Universitário inicia atendimentos aos pacientes da COVID-19 hoje, 5

Compartilhe:

 

O Covid/HU, batizado assim pelo governo do Amapá, começa a funcionar com 109 leitos. Serão 30 de UTI e 52 clínicos onde atuará um efetivo de 261 profissionais de saúde.

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) começa a receber pacientes acometidos pela covid-19 nesta sexta-feira, 5. Previsto para ser inaugurado oficialmente até o final do ano, a abertura do hospital teve que ser adiantada para reforçar a rede pública de saúde no combate a doença provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa foi possível devido à assinatura do Termo de Cessão de Uso assinado, em 8 de maio, pelo reitor, Prof. Dr. Júlio Sá, e o governador do estado do Amapá, Waldez Góes.

O governo informou que o bloco 1 do Hospital Universitário (HU-UNIFAP) terá 109 leitos no total. Desses, 7 leitos de pediatria (ala pediátrica), 4 para indígenas (ala indígena), 16 leitos para renais crônicos  (nefrologia), 30 leitos de UTI e 52 leitos clínicos. Serão 261 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos. Com a equipe de apoio, formada por profissionais de limpeza, segurança e administrativo somam-se, aproximadamente, 400 servidores.

O presidente do senado, Davi Alcolumbre, foi o responsável por articular, junto ao Governo Federal, equipamentos, profissionais de saúde e insumos para o início do funcionamento. O Termo de Cessão de Uso prevê o funcionamento do espaço, cedido pela UNIFAP ao governo, por três meses, mas pode ser prorrogado, mediante termo aditivo, assinado em comum acordo entre as partes. 

Espaço entre blocos do Hospital Universitário cedido ao governo do Amapá para o combate a COVID-19.

COVID-19 no Amapá

Até as 16h de ontem, 4, a plataforma (painel.corona.ap.gov.br) do governo do Amapá mostrava que a taxa de ocupação de leitos do estado é superior a 90%. Os leitos clínicos encontram-se com lotação de 97,84% e de UTI 98,84%. Até ontem, foram confirmados 11.551 casos de covid-19 no Amapá, com 254 óbitos e 8.582 casos suspeitos. O boletim do GEA é atualizado todos os dias, a partir das 15h. 

Coletiva

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), junto aos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do governador Waldez Góes e representantes da UNIFAP, irão conceder entrevista à imprensa hoje, 5, às 15h. Na oportunidade, será apresentada a comitiva com mais 25 profissionais cedidos pelo ministério da Saúde, através do “Programa Brasil Conta Comigo”, que iniciarão as atividades no “Bloco I”, que é o espaço destinado pela UNIFAP. A bancada federal do Amapá também acompanhará a entrega da Unidade. 

Com informações da SECOM/GEA


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu