Oito propostas de pesquisas com docentes da Unifap são selecionadas na Iniciativa Amazônia+10

As pesquisas serão desenvolvidas em parceria com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa.

A primeira chamada de propostas de pesquisas da Iniciativa Amazônia+10, projeto do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), selecionou oito propostas com pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O resultado foi divulgado no final de novembro e pode ser conferido no link https://www.amazoniamaisdez.org.br/primeira-chamada.

A Chamada de Propostas da Iniciativa Amazônia +10 foi lançada em junho de 2022 e tem por objetivo apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Os projetos de pesquisa selecionados estão orientados em três grandes eixos temáticos: Território, Povos da Amazônia e Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

“Das 39 propostas aprovadas nos diferentes estados que participaram do Amazônia+10, 8 são de docentes proponentes da Unifap e seus grupos de pesquisa. Essa interação só consolida ainda mais as linhas de pesquisas já vigentes, além de novas parcerias interinstitucionais”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unifap, Profa. Dra. Amanda Fecury.

Ao todo, foram contempladas 39 propostas de 18 Estados e do Distrito Federal e os investimentos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) totalizam R$ 41,9 milhões. Além dos investimentos das FAPs, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o aporte de R$ 12 milhões em bolsas de pesquisa para os projetos aprovados dos estados que compõem a região da Amazônia Legal.

Confira as propostas selecionadas:

1. Energia limpa, vida sustentável: fomento à educação escolar, à transmissão de práticas tradicionais e à geração de renda entre os povos indígenas do Baixo Oiapoque e Mapuera-Trombetas-Nhamundá (Calha Norte)
Amapá: Elissandra Barros da Silva / Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Pará: Lilian Rebellato / Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
São Paulo: Artionka Manuela Góes Capiberibe / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

2. Inov’Açaí – Co-construção de conhecimentos, inovações e políticas públicas para sustentabilidade da produção comunitária na Bioeconomia Amazônica
Amapá: Paulo Gustavo Pellegrino Correa / Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Distrito Federal: Janaína Deane de Abreu Sá Diniz / Universidade de Brasília (UnB)
Pará: Hervé Louis Ghislain Rogez / Universidade Federal do Pará (UFPA)
Paraíba: Eliane Superti / Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

3. Cadeias produtivas dos povos das águas e da floresta: fomento e catalogação co-participativa
Amapá: Antonio Sergio Monteiro Filocreão / Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)