Docente da UNIFAP fala dos desafios e avanços da Mulher na Ciência

O projeto ‘Meninas na Ciência’ procura estimular meninas a ingressarem na Computação.

Em 2015, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido, pelas Nações Unidas (ONU), como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência’. O objetivo é celebrar o protagonista das mulheres nos estudos científicos e encorajar novas gerações a buscarem a carreira científica. Na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dos 232 projetos, 42% são coordenados por mulheres. Elas correspondem a 45% no percentual de docentes, atualmente com mais de 700 professores no quadro da instituição. No entanto, cenário internacional, de acordo com a UNESCO, “mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação integral na ciência: menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres”.

A docente do curso de Ciência da Computação e coordenadora do projeto ‘Meninas na Computação’, Profa. Drª Patrícia Araújo de Oliveira, entende a importância da data como uma quebra de paradigmas e inserção do público feminino no espaço científico, vetado às mulheres durante muitos anos.

“Os desafios continuam enormes. Contudo, é importante frisar que surgiram vários projetos nos últimos anos, em escala mundial, tendo como objetivo o incentivo a uma maior participação das mulheres na ciência, sobretudo nas áreas de maior predomínio masculino, que chamadas de STEM (do inglês “Science, Technology, Engineering and Math”)”, enfatizou.

Coordenadora do Projeto ‘Meninas na Ciência, Profª. Drª Patrícia Araújo de Oliveira (à esquerda) e a vice-reitora da UNIFAP, Profª. Drª Simone Leal.

Para a docente, o mesmo processo ocorreu na UNIFAP, e, pela primeira vez, o tema assumiu um escopo institucional mais amplo com a celebração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. “Ainda, assim, apesar dos avanços, necessitamos de mais projetos e ações, sobretudo de maior abrangência”, recorda Profa. Patrícia.

Com o intuito de colaborar nesse sentido, ‘Meninas na Ciência’, coordenado pela professora vem, este ano, com a perspectiva de chamar mais professoras e alunas, de diversas áreas, interessadas em apoiar e construir ações que incentivem meninas na Ciência e possibilitem a construção de projetos de Iniciação Científica Júnior dentro das escolas públicas de Macapá.

O projeto

O Projeto de Extensão ‘Meninas na Computação’ nasceu, em 2018, com a proposta de ensinar e incentivar as meninas a desenvolver interesse em programação em informática. A ação conta com apoio do ‘Meninas Digitais’ da UNIFAP.

Integrantes do Projeto de Extensão ‘Meninas na Computação’ nasceu, em 2018. Foto: Divulgação.

É um projeto de extensão do curso de Ciência da Computação, com proposta de estimular meninas e mulheres a entrarem na área da Computação, visto o déficit que historicamente existe no número de mulheres que possuem interesse ou que se formam na área. A ação com as alunas estimula o raciocínio lógico, constrói aplicações e protótipos e possibilitam o interesse pela área,  por meio de contato direto e prático com o curso.

Conheça mais o projeto: https://www2.unifap.br/dcet/meninas-na-computacao/

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapbr

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.