Núcleo de Acessibilidade e Inclusão oferecerá atendimento especializado a 267 calouros

O NAI é o setor especializado para atendimentos à pessoa com necessidades especiais.

Dos mais de 1.400 novos acadêmicos que iniciaram o 1º semestre do ano letivo de 2020, aproximadamente, 267 são portadores de necessidades especiais (PNE), segundo informações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para atender esses novos acadêmicos, a UNIFAP, por meio das atividades do NAI – órgão suplementar, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), tem preparado toda uma estrutura para atendimento os discentes e docentes. O NAI é coordenado atualmente pelo Prof. Ms. Mário Neto.

Vista interna do prédio do NAI. Foto: ASCOM/UNIFAP.

O setor é responsável, entre outras atribuições, por atender os acadêmicos com deficiência, matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Entre as atribuições está a entrega do material didático adaptado em formato de texto ou áudio, por exemplo; além do apoio aos que necessitem de serviço psicopedagógico ou psicológico.

Como o acadêmico pode solicitar os serviços?

O acadêmico com deficiência, devidamente matriculado na UNIFAP, pode procurar o NAI pessoalmente ou ser encaminhado pela coordenação de seu curso. O discente deverá preencher a ficha de cadastro (somente em seu primeiro comparecimento ao Núcleo) e o requerimento, onde pode solicitar os serviços disponíveis de acordo com suas necessidades.

Após esse procedimento, a equipe do Núcleo irá entrar em contato com o discente para uma primeira entrevista e esclarecimento quanto aos serviços solicitados.

O Núcleo

Teclado adaptado para usuários com limitações motoras. Foto: ASCOM/UNIFAP

O NAI possui atendimento especializado aos portadores de deficiência auditiva, física, intelectual, visual, superdotação e altas habilidades; além de transtorno espectro autista. O Núcleo busca atuar de forma colaborativa com os docentes dos diversos cursos da UNIFAP, para definição de estratégias pedagógicas e disponibilização de recursos que favoreçam a inclusão do acadêmico.

Serviço:

O prédio do NAI está localizado próximo à Biblioteca da UNIFAP, Campus Marco Zero – em Macapá.
Endereço: Rodovia Juscelino Kubitschek, km 02, Bairro:
Jardim Marco Zero, Macapá- AP.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapbr
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.