Comissão discute implantação de energia solar fotovoltaica na Universidade

A implantação na UNIFAP será feita em duas etapas, sendo a primeira prevista para o mês de abril.

A Comissão do Programa de Implantação Institucional de Energia Solar se reuniu com representantes da empresa PROBIOMAS, responsável pela implantação da primeira etapa das ‘Usinas de Energia Solar Fotovoltaica’ para abastecer a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). No encontro foi discutido o processo e avaliados os locais em potencial para alocação das usinas, e outras questões técnicas que envolvem um serviço desse porte, em especial à avaliação da estrutura dos telhados.

O investimento total será de R$ 5.256.984,64 – com as duas fases concluídas. A segunda etapa terá 554 kwp (Quilo-watt pico), e será de responsabilidade da OWNERGY. A potência total instalada atingiará 1.394, 64 kwp, com produção estimada de 167.328 kWh/mês, o que representa uma redução de aproximadamente 43% do consumo de energia mensal no Campus Marco Zero, e economia de R$ 71.977,22, seguindo o mês de referência novembro de 2019.

Equipe da Comissão Institucional de Implantação de Energia Solar Fotovoltaica na UNIFAP. Foto: Divulgação.

Primeira Etapa

Nesse primeiro momento, o sistema irá totalizar 840 kWp (quilo-watt pico), com mais de 2.500 módulos fotovoltaicos (potência igual ou superior a 330 Watt-pico). A potência instalada, nessa primeira etapa, vai gerar uma economia de 30% na conta de energia da UNIFAP.

O início dos serviços está previsto para a primeira quinzena do mês de abril. Os locais selecionados para alocação das usinas foram os blocos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, Engenharia Civil, Letras e Artes, Medicina e Fisioterapia.

De acordo com o presidente da Comissão, Prof. Dr. Alaan Ubaiara Brito, alguns reparos deverão ser feitos nos telhados para suportar o peso dos painéis solares e construção de abrigos para acondicionar equipamentos. “Além da economia, teremos a produção própria de energia, para isso vamos usar o complexo como laboratório para pesquisas no sistema fotovoltaico”, afirmou o docente.

Comissão do Programa de Implantação Institucional de Energia Solar

Equipe da UNIFAP:

Curso de Engenharia Elétrica

• Alaan Ubaiara Brito, Felipe Monteiro, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Geraldo Neves de Albuquerque Maranhao, Werbeston Douglas de Oliveira, Gilmar Holanda da Paixão, Marcio Clei Silva de Oliveira e Messias Dias Da Silva.

Curso de Engenharia Civil

• Alan Cavalcanti da Cunha e Adenilson Costa de Oliveira

Prefeitura do Campus

• João Ricardo Brito Pinheiro

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapbr

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.