Ministério da Saúde convoca profissionais da saúde para combate ao Coronavírus

Ministério da Saúde convoca profissionais da saúde para combate ao Coronavírus

Compartilhe:

 

A capacitação dos profissionais nos protocolos clínicos será por meio de cursos online.

Profissionais da área da Saúde foram convocados, por meio da Portaria n°639/2020, publicada pelo Ministério da Saúde (MS), a participar da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”. O programa tem por objetivo oferecer capacitação nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à COVID-19, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV), e o cadastramento dos profissionais em ações de combate à COVID-19.

A estratégia é criar um Cadastro Geral de profissionais de saúde instruídos nos protocolos clínicos, sendo possível a consulta do cadastro por autoridades de saúde. Em casos de necessidade, os profissionais estarão qualificados para orientar iniciativas de prevenção frente à pandemia.

Estão convocados pelo Ministério de Saúde (MS) os profissionais formados em serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, técnicos em radiologia.

Participação da UNIFAP

De acordo com o Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Prof. Dr. Rubens Menezes, a Portaria n° 639/2020 apresenta alguns questionamentos, como o cadastramento obrigatório: “A utilização da palavra ‘obrigatoriedade’ para os profissionais de saúde elencados, se torna divergente aos direitos constitucionais”, afirma Rubens.

“Se a Portaria apresentar de fato força para sobrepor os direitos constitucionais e as garantias fundamentais, deve ter caráter absolutamente excepcional, considerando a particularidade deste momento”, continua o Coordenador do Curso de Enfermagem, ainda sobre a portaria.  O professor destaca, ainda, a importância de seguir rigorosamente as indicações e protocolos emitidos por autoridades sanitárias e de saúde pública.

Os conselhos profissionais nas áreas da Saúde deverão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos profissionais registrados e comunica-los. Os profissionais deverão preencher os formulários eletrônicos de cadastro e manter suas informações atualizadas.

A capacitação dos profissionais nos protocolos clínicos será através de cursos online, com link de acesso disponibilizado mediante o preenchimento dos formulários, e certificação aos concluintes. A responsabilidade de garantir a oferta dos cursos de capacitação é da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS)

Sobre a mesma Portaria, o Prof. Alberto Paes, Coordenador do curso de Medicina da UNIFAP,  observa: “Os profissionais da saúde sabem da sua responsabilidade, nosso trabalho sempre foi em áreas insalubres. No momento que for necessário todos estarão prontos para enfrentar essa guerra”, declara o docente.

Programa “O Brasil Conta Comigo” – Formulário de cadastramento disponível em: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br

Colaboração de Texto: Fernanda Miranda (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu