Segurança do Trabalho foi tema de curso na UNIFAP

Preocupados com a necessidade de capacitar os servidores das áreas de saúde e de segurança do trabalho, e, ainda, com o objetivo de desenvolver uma maior conscientização do que deve ser observado por parte dos servidores e da comunidade universitária no que diz respeito as questões relacionadas à segurança no trabalho e da prevenção de acidentes, a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP realizou o curso intitulado SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, organizado e sob a coordenação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas daquela Universidade.

A referida atividade, realizada no período de 21 a 23 de março, com carga horária total de 24 horas, foi ministrada pelo Profº Msc.

Engº Marcel da Costa Amorim, gentilmente cedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que por meio de aulas expositivas abordou temas relacionados à acidentes de trabalho; riscos ambientais; programa de controle da saúde do trabalhador; comissão interna de saúde e segurança do trabalho; proteção contra incêndios; sinalização de segurança; análise preliminar de risco; equipamentos de proteção individual e semana interna de prevenção de acidentes.

Durante os três dias de capacitação foi possível conhecer os riscos do ambiente de trabalho e as medidas de controle para prevenir o acidente de trabalho e maximizar a segurança; o uso e aplicação dos equipamentos de proteção individual nas atividadeslaborais do servidor público federal e as legislações e normas técnicas pertinentes ao assunto.

É importante destacar que o curso foi muito bem avaliado pelos participantes e deve servir de referência não só para as instituições federais de ensino superior, mas, também, para os demais órgãos da Administração Pública Federal vinculados ao SIPEC.

FONTE:https://www2.siapenet.gov.br/saude/portal/public/index.xhtml