Ônibus para transporte de alunos do colegiado de Geografia é entregue

Um ônibus com capacidade para transportar 48 pessoas foi entregue na manhã de hoje, ao lado do ginásio de esportes, ao colegiado do curso de geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A viatura custou cerca de R$ 427 mil.

Desses, R$ 200 mil foi custeado com verba proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e os R$ 227 mil restantes com recursos de manutenção da Unifap.

O veículo transportará os estudantes da Universidade para os seus deslocamentos, de curta e longa distância, para atividades pedagógicas de campo obrigatórias para obtenção de créditos práticos em cerca de 30 disciplinas da grade curricular.

Atualmente 350 acadêmicos compõem o colegiado de Geografia.

Durante a entrega, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) afirmou estar satisfeita com a aquisição que trará ganho para as atividades práticas dos acadêmicos.

“Nós compreendemos a necessidade da integração direta do curso de Geografia com o meio social.

Estamos felizes em colaborar para a vivência desses jovens na busca por novos saberes”, disse a parlamentar.

O pró-reitor de administração, Alan Jasper, disse que a crise econômica, atrelada ao processo inflacionário, provoca aumento na pressão da massa em seus representantes em Brasília na busca de melhorias.

“As emendas parlamentares têm importância cada vez maior diante do cenário de contingenciamento imposto pelo Governo Federal.

Nós agradecemos o olhar que os nossos parlamentares têm tido para com a Universidade na atual conjuntura”.

XVIII Encontro Nacional de Geógrafos O veículo já partiu para a sua primeira viagem.

O ônibus seguirá de balsa até Belém (PA) onde cerca de 30 estudantes da Unifap irão embarcar para participar do Encontro Nacional de Geógrafos em São Luís do Maranhão entre os dias 24 a 30 deste mês.

O XVIII ENG é um encontro de profissionais, mas com ampla participação de estudantes, para debater vários eixos temáticos da geografia (territórios, espaços geográficos, questões rurais, ensino e pesquisa).

A Universidade disponibilizou ajuda de custo para 25 dos 30 acadêmicos da instituição que irão para o XVIII ENG.

Outros estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (Uepa) irão juntar-se à caravana amapaense durante a viagem.

Dois professores irão acompanhar os acadêmicos.