‘Macapá 300 anos’: primeira edição de Congresso Científico ocorre nesta semana

O evento ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no canal da Prefeitura de Macapá no YouTube.

Sob o tema “Macapá de hoje e a Macapá de amanhã”, o 1º Congresso Científico “Macapá 300 anos” reúne artigos científicos dedicados ao planejamento urbano e social da capital amapaense. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), com apoio da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Estadual do Amapá (Ueap). A transmissão é feita através do canal da PMM no YouTube, entre os dias 09, 10 e 11 de dezembro.

Macapá do futuro

O evento tem como objetivo criar debates, trocas de conhecimento, estudos e propostas sobre o futuro da cidade de Macapá, consolidando a produção científica e acadêmica sobre o município considerando a tecnologia, cultura, identidade, sustentabilidade e acessibilidade local. Deste modo, os grupos de trabalho para apresentação de artigos (GTs) são: gestão e finanças públicas municipais; desenvolvimento humano e social da cidade; o desenvolvimento econômico de Macapá de agora e para o futuro; desenvolvimento ambiental e urbano.

O Congresso é destinado a graduandos (acompanhados de orientador); pós-graduandos, professores e pesquisadores, servidores da prefeitura Municipal de Macapá, do Governo do Estado do Amapá, do Governo Federal, funcionários da iniciativa privada e de organismos locais, nacionais e internacionais.

Dia 09/12/2020

• 09h: Live de abertura do Congresso com o Prefeito Clécio Luis.
  • 10h – 11h: Videoconferência O desenvolvimento sustentável e Política de urbanização para cidades amazônicas. Palestrante: Dr. José Júlio Ferreira Lima PhD em Arquitetura (Oxford Brookes University), Doutor em Arquitetura (Oxford Brookes University), Mestre em Arquitetura (Fukui University), Mestre em Desenho Urbano (Oxford Brookes University) e Professor titular da Universidade Federal do Pará (Ufpa)
  • 14h – 18:30min: Apresentações de artigos científicos

Dia 10/12/2020

• 08h – 12h – Apresentações de artigos científicos
  • 14:00 – 18:30min: Apresentações de artigos científicos

Dia 11/12/2020

• 08:00 – 12:00: Apresentações de artigos científicos
  • 14h – 16:45min: Apresentações de artigos científicos
  • 17h -18h – Live com o Coordenador Geral do Congresso Paulo Sérgio Abreu Mendes falando sobre balanço do congresso, certificados, anais e livros do congresso.

Como se inscrever

As inscrições para o congresso científico são gratuitas e estão disponíveis até o dia 09 de dezembro no link: https://www.even3.com.br/congressomcp300anos/

Anote na agenda:

• Evento: 1º Congresso Científico “Macapá 300 anos”
  • Data: 09, 10 e 11 de dezembro
  • Onde: Canal no YouTube da Prefeitura de Macapá

Saiba mais: “Macapá 300 anos”

COVID-19

Diante da pandemia do Novo Coronavírus foi inserido um novo grupo de trabalho sobre os “Efeitos da Covid-19 na Macapá de hoje e do futuro – Os efeitos do Covid-19 nas atividades afins do município, aspectos epidemiológicos, as estratégias preventivas e de assistência aos munícipes, demais aspectos da gestão relacionados ao enfrentamento do novo Coronavírus, assim como os efeitos sociais, econômicos, culturais e outros possíveis efeitos na Macapá de hoje e do futuro”. O secretário de Planejamento do Município, Paulo Mendes, destaca que “o congresso já possui mais de 400 inscritos, com 65 artigos apresentados. Esse novo GT é uma forma de consolidar os estudos científicos que foram ou estão sendo produzidos sobre a pandemia em Macapá.”

Com informações: Secretaria de Comunicação de Macapá/PMM

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.