Unifap adere às campanhas “Novembro Azul” e “SextAzul”

Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, demonstração da quantidade de açúcar de alguns alimentos industrializados e um panfleto sobre a prevenção do câncer de próstata marcaram a ação alusiva às campanhas “Novembro Azul – Campanha nacional de combate e conscientização ao câncer de próstata” e “SextAzul – Dia mundial do diabetes” na Unifap.

O evento ocorreu na última sexta-feira (14) no hall da Reitoria e foi uma realização da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Qualidade de Vida (DQV).

“Com esta ação, a Unifap aderiu às campanhas nacionais “Novembro Azul” e “SextAzul”.

Disponibilizar serviços e divulgar informações pertinentes a estas duas campanhas torna o evento mais dinâmico e faz com que um número maior de servidores participem deste momento, pois já pega o servidor chegando no trabalho”, explica Amanda Araújo, da DQV.

Manoel Vaz, assistente administrativo do Protocolo Geral da Unifap, aproveitou para realizar os exames ofertados e tirar dúvidas sobre a alimentação.

“Iniciativas como essa são excelentes, principalmente no meu caso, que tenho pressão e colesterol altos”, afirma.

Dorivaldo Carvalho dos Santos, pró-reitor de gestão de pessoas, ressalta que essa ação faz parte de um calendário de eventos destinados aos servidores da universidade.

“Ações como essa são sementes que estamos implantando que trazem o bem estar e qualidade de vida para os técnicos e docentes da Unifap”, avalia.

O Samu e a Unidade Básica de Saúde (UBS) foram parceiros da Unifap nesta ação.

Novembro Azul – é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003,3 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

SextAzul – A cada ano, o Dia Mundial do Diabetes é centrado em um tema relacionado, direta ou indiretamente, ao diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007.

O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.