Instituições iniciam atividades de apoio ao ‘Outubro Rosa’

Eventos técnicos, debates e apresentações e informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama estão previstos.

Instituições públicas e privadas já se mobilizam para a campanha de conscientização ‘Outubro Rosa’, com objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Na capital, a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) estendeu os horários dos atendimentos em mais de 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a oferta em livre demanda de consultas ginecológicas, coleta de PCCU e requisição de mamografias.

IJOMA

No Instituto Joel Magalhães, o Ijoma, a programação será voltada para esclarecimentos sobre os procedimentos de autoexame e sobre as patologias em si, com palestras ao vivo, todas as quartas-feiras nos canais do Instituto na internet.   No último dia do mês, será entregue o prêmio Empreendedor Social Edwilton Leite.

Hospital do Amor

O Hospital de Amor, localizado na Rua Carlos Daniel, 456, bairro Infraero II, mantém uma estrutura permanente para exames diários de mamografia e de exames preventivos do câncer de colo uterino, também conhecido como Papanicolau.

Como surgiu

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.

Programação Outubro Rosa PMM

Dia 08/10 – UBS do Brasil Novo – Atendimentos com consulta clínica, ginecologista, coleta de PCCU, teste Rápido e acolhimento.

Dia 09/10 – UBS São Pedro – Consulta com clínico geral, ginecologista, PCCU, testes rápidos, exames laboratoriais e educação em saúde.

Dia 09/10 – UBS Infraero II (CEU das Artes) – serviços de teste rápido, distribuição de preservativos, consultas e orientações.

Dia 15/10 – UBS do Pacoval – Oferta de PCCU, palestras, consulta médica, testes rápidos.

Dia 15/10 – UBS Rubim Aronovitch – Palestras, consultas ginecologistas, clínico geral, nutricionista, exames laboratoriais, PCCU pela manhã, tarde, noite durante todo o mês de outubro, no horário das 8h às 22h.

Dia 16/10 – Carmo do Maruanum – Palestra educativa sobre a Saúde da mulher, coleta de PCCU, vacinação e teste rápido.

Dia 19 a 23/10 – UBS Leozildo Fontoura – Consulta com clínico geral, ginecologista, dentista, coleta de PCCU, exame das mamas, testes rápidos, triagem.

Dia 19 a 23/10 – UBS Perpétuo Socorro – Intensificação da Coleta de PCCU e Palestras

Dia 19/10 – UBS dos Congós – PCCU durante todo o mês, teste rápido, verificação de PA e glicemia, atendimento odontológico para gestantes, consultas médicas, exames laboratoriais, vacinas e educação em saúde.

Dia 19/10 – Infraero I – Coleta de PCCU, solicitação de mamografia, testes rápidos, verificação de PA e glicemia, palestra NASF, auriculoterapia.

Dia 22/10 – UBS do Cidade Nova – Serviços de nutrição, dentista, ginecologista, PCCU, teste rápido, glicemia, terapeuta ocupacional, psicólogo, palestras sobre a saúde da mulher

Dia 22/10 – UBS Raimundo Hozanan – Palestras, Teste Rápidos, Coleta de PCCU, verificação de PA e Glicemia, Palestra de Alimentação na prevenção do Câncer.

Dia 23/10 – UBS do Coração – Coleta de PCCU, consultas médicas, vacinação, avaliação odontológica, teste rápido, teste de glicemia e atendimento NASF.

Dia 23/10 – UBS do Novo Horizonte – Coleta de PCCU, teste rápido para IST’s, verificação de PA e glicemia.

Dia 30/10 – UBS do Ilha Redonda – Palestras de saúde da mulher e homem, teste rápido, brincadeiras, café da manhã

Dia 30/10 – Encerramento da programação na UBS Pedro Barros com serviços de odontologia, consulta ginecológica, consulta médica, nutricionista, massoterapia, coleta de PCCU, teste rápido de glicemia,  palestras, fisioterapia e educador físico, serviço social e psicólogo.

ASSESP com informações da PMM, GEA e IJOMA.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.