Ministério da Educação incentiva formação profissional e tecnológica EAD durante pandemia

Estão previstas 122 mil vagas até o final de maio.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio do programa ‘Novos Caminhos’, investiu 60 milhões para  abertura de vagas de cursos profissionalizantes na modalidade de Ensino à Distancia (EAD). A expectativa é que sejam criadas 122 mil vagas de qualificação profissional em todo o Brasil.

O objetivo é incentivar a formação profissional durante o período de isolamento social devido à Pandemia da COVID-19. De acordo com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau,  ‘na retomada econômica, é fundamental que estejamos preparados para os desafios do mercado”.

Sobre as ofertas

São cursos gratuitos, podem ser feitos por interessados de qualquer parte do Brasil em diversas áreas, como ciências agrárias, desenvolvimento de jogos e aplicativos para mídias sociais, tecnologia da informação, administração, logística, meio ambiente, agroindústria, comércio exterior, fotografia, empreendedorismo.

As vagas serão ofertadas por instituições federais parceiras da iniciativa. Ao todo 17 institutos federais, 4 escolas técnicas vinculadas a universidades federais, 9 estados e 1 município já confirmaram parceria. Os processos seletivos ocorrem durante o mês de maio.

Da seleção

A seleção, carga horária e escolarização mínima exigida variam de acordo com a oferta e seguem o cronograma de cada instituição. Os interessados podem consultar as ofertas no site das instituições ou na plataforma do ‘Novos Caminhos’.

Rede de ensino do programa Novos Caminhos

A rede é integrada por institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas às universidades federais e instituições das redes estaduais, distrital e municipais.

Confira as oportunidades ofertadas

Colaboração de Texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.