Projeto de prevenção ao suicídio da UNIFAP amplia atendimento em Macapá

O Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) dispõe, atualmente, de uma microrrede de atendimento em grupos e individuais.

O Projeto de Pesquisa e Extensão denominado Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) extrapolou os muros da Instituição a hoje conta com uma microrrede de atendimento. A parceria entre a UNIFAP, Ministério Público do Amapá (MP-AP), Instituto Joel Magalhães (Ijoma), Prefeitura de Macapá (PMM), Centro de Valorização da Vida (CVV), Igrejas e Associações possibilitou o amparo, tanto para as pessoas com o comportamento suicida, quanto aos familiares enlutados por suicídio ou que convivem com alguém que possui o comportamento suicida.

Atualmente, a microrrede dispõe de quatro locais de atendimento em grupo: três em Macapá, nos bairros do Laguinho, Buritizal e Marabaixo III), e um em Santana. Também há atendimento psicológico individual que retornou ao Ijoma após reabertura das atividades com a flexibilização das medidas de isolamento devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Crianças e adolescentes com comportamentos autodestrutivos recebem atenção psicológica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS’i), no bairro Jardim Marco Zero.

Os grupos

Os grupos de prevenção e posvenção ao suicídio tiveram início no dia 26 de março de 2019. A iniciativa já tem mais de um ano de prestação de serviço na assistência em Saúde Mental no Estado do Amapá. Os grupos foram pensados a partir da necessidade de direcionar os usuários que estavam na fila de espera para psicoterapia individual. A partir de então estruturaram-se dois modelos: o de prevenção, que atende pessoas envolvidas no Comportamento suicida (CS); e posvenção, que atende os familiares e amigos dessas pessoas.

“Em mais de um ano percebemos que os grupos cumprem seu papel de fortalecer vínculos saudáveis, além de ser um fator mantenedor de vida”, ressaltou Leila Feio. A chamada “posvenção” é o grupo voltado para os sobreviventes enlutados pelo suicídio. Durante o primeiro ano de atuação foram contabilizados 79 encontros, considerando os dois polos de atuação (igreja São Benedito e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias). O grupo de prevenção atendeu, em média, 80 usuários e os posvenção, 74 usuários.

O projeto

O Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) é um projeto de extensão e pesquisa da UNIFAP, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e no Departamento de Pesquisa da UNIFAP. O AMBACS foi idealizado pelo docente, Profº Dr. Washingnton Brandão, também coordenador com a docente, Profª Drª Leila Feio. Hoje, o projeto conta com diversos colaboradores em órgãos públicos, faculdades privadas, acadêmicos de psicologia e profissionais da área.

Informações sobre datas e locais de atendimentos podem ser obtidas via rede sociais do projeto em: https://www.facebook.com/ambacs/

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.