Horário de atendimento ao público é ampliado em alguns setores da universidade

O atendimento ao público na Universidade Federal do Amapá (Unifap) será expandido para até às 20h em alguns setores dos campi Marco Zero do Equador, em Macapá, e Binacional do Oiapoque.

A adoção de 12 horas contínuas de atendimento começa hoje, 14.

No campus Marco Zero do Equador, na capital amapaense, a Coordenação do curso de Direito, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Biblioteca Central, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Coordenadoria de Ensino de Graduação (Coeg) e Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) irão atender o público das 8h às 20h, ininterruptamente.

No campus Binacional do Oiapoque, Biblioteca e Divisão de Registro e Controle Acadêmico (Dirca) também expandem seu atendimento para o mesmo horário.

A ampliação do atendimento ao público nestes setores faz parte da implantação do estudo avaliativo para a implantação da jornada de trabalho flexibilizada em turnos contínuos para os servidores técnicos-administrativos em educação da instituição (TAEs).

O projeto foi elaborado pela Comissão de Estudos para a Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Técnicos-administrativos em Educação (Coflex), criada pela Portaria nº 1.

288/2015.

A Coflex pretende estender o atendimento para 12 horas diárias ininterruptas, deixando para trás o atual modelo de funcionamento da instituição, baseado no horário comercial de 8 horas com intervalo para o almoço.

Para atingir tal objetivo será inevitável flexibilizar jornada de trabalho, dividindo os servidores em equipes por turnos contínuos de 6 horas.

Seguindo o modelo de dezenas de instituições federais de educação superior do Brasil, a Unifap irá experimentar, pelo período de 90 dias para posteriormente avaliar e encaminhar o resultado à apreciação dos membros do Conselho Superior Universitário (Consu), a ampliação do seu horário de atendimento ao usuário.

Como vai funcionar O estudo piloto de jornada flexibilizada em turnos contínuos será realizado em etapas que ocorrerão no período de dezembro de 2015 a março de 2016.

Inicialmente, o estudo ocorrerá em setores que fazem atendimento ao público de forma contínua e frequente, nos campi Marco Zero do Equador e Binacional, com horário de funcionamento das 8h às 20h sem intervalo para o almoço.

São eles: * Campus Marco Zero do Equador (Macapá-AP): todos os setores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep); Biblioteca Central, Coordenadoria de Ensino de Graduação (Coeg) e Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd); Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); Equipe do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e técnicos-administrativos da Coordenação do curso de Direito; * Campus Binacional do Oiapoque: Biblioteca e Divisão de Registro e Controle Acadêmico (Dirca).

Três questionários serão aplicados antes e depois da implantação do estudo do piloto às comunidades acadêmica e externa, abordando questões relativas ao atendimento oferecido pelas unidades, bem como os impactos decorrentes do processo de flexibilização da jornada de 30 horas para instituição e para os trabalhadores da Universidade, envolvendo os seguintes sujeitos: TAEs, chefias, docentes, discentes e comunidade externa.

Após três meses de teste nos setores escolhidos e posteriormente à coleta dos dados dos questionários, os resultados serão analisados e inseridos em um relatório final que será submetido como proposta final à reitoria para apreciação e deliberação do Conselho Superior Universitário (Consu).

Caso a proposta seja aprovada, ocorrerá a última etapa: a criação de uma comissão responsável pela implementação da jornada flexibilizada e turnos contínuos, que será responsável pela continuidade da flexibilização de forma escalonada nos demais setores da Unifap.

Mais informações podem ser obtidas na página da Coflex no site da Unifap (http://www2.

unifap.

br/coflex/), pelo e-mail mailto:coflex@gmail.com ou pelos telefones 99121-8191 e 98112 4165 (José Pery Jr, presidente da Coflex).

*Texto: Jacqueline Araújo e Rafael Saldanha