Federal do Amapá e Abed discutem defesa e segurança nacionais

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed) promoveram, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o I Encontro Regional Norte da Abed, evento ocorrido no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP/Aranha), localizado no campus Marco Zero do Equador, na capital amapaense.

Segundo o professor Paulo Gustavo Pellegrino Correa, um dos organizadores do evento, o encontro teve como objetivo consolidar a Unifap como um centro de estudos na região Norte sobre paz, segurança e defesa.

“Como temos a característica de ser um estado de fronteira, tivemos como temática principal pensar a fronteira, suas potencialidades, desafios, perigos, enfim, questões fronteiriças de forma geral”, informa Correa.

Para o presidente da Abed, professor Alexandre Fuccille, debater sobre a questão da segurança e defesa nacionais é primordial.

“Não existe um país forte e desenvolvido social e economicamente que não cuide de sua própria defesa e segurança.

São temas extremamente complexos e com vários desdobramentos e quando nós falamos de defesa, não se incide apenas à questão militar, como normalmente as pessoas costumam pensar, então esse é um debate salutar e importante, seja para sociedade local, regional e brasileira”, afirma Alexandre.

Na programação do evento, foram debatidos assuntos como defesa e segurança nas fronteiras da Amazônia, abordagens alternativas sobre segurança na região das Guianas, a questão hídrica e defesa de fronteiras, além dos minicursos “Antiterrorismo e Contraterrorismo”, ministrado pelo docente do curso de Relações Internacionais Milton Deiró de Mello, e “Formação e Defesa das Fronteiras do Brasil”, com o prof.

Camilo Pereira Carneiro Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Abed ̶ A Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed) é uma entidade acadêmica, civil e sem fins lucrativos criada em criada em 2005 que congrega professores e pesquisadores voltados para os estudos ligados a defesa nacional e segurança internacional.

Dentre as atividades promovidas pela Abed, destacam-se os Encontros Nacionais da associação (Enabeds), os Encontros Estaduais (EEABEDs) e os Encontros Regionais (Erabeds), direcionados ao intercâmbio de ideias entre seus associados.

É responsável também pela edição da Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED), que já teve dois números publicados e atualmente encontra-se com a chamada para sua terceira edição, e pela organização de livros com os melhores trabalhos e mesas redondas dos Encontros Nacionais.

Mais informações no site da associação.