Audiência pública debate criação de núcleo rural na Unifap

Uma audiência pública realizada na última sexta-feira, 10 de fevereiro, pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) debateu sobre o projeto de instalação de um instituto rural da Universidade Federal do Amapá (Unifap) no campus universitário de Mazagão, município distante 70 quilômetros da capital amapaense.

A audiência, convocada pelo deputado estadual Dr.

Furlan (PTB), contou com a participação da reitora da Universidade, Eliane Superti, deputados federais e estaduais, vereadores, Governo do Estado do Amapá e representantes de instituições públicas e do terceiro setor ligadas à área rural do estado.

A audiência teve como objetivo iniciar a discussão sobre a implantação de um núcleo rural na Unifap, com a oferta dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e a construção de um hospital veterinário e de uma fazenda-modelo, e buscar parcerias políticas e com entidades ligadas ao setores rural e agrário para a concretização da proposta.

Após a abertura da audiência pelo deputado Dr.

Furlan (PTB), a reitora da Unifap apresentou o projeto aos presentes, ressaltando que o futuro núcleo rural da Universidade impacta no desenvolvimento econômico e social da área rural do Amapá.

“Não se trata de um projeto unicamente da Unifap, mas sim uma proposta estruturante de um eixo de desenvolvimento econômico do estado do Amapá.

O processo de estruturação da área rural passa pela qualificação dos pequenos produtores, dos agricultores familiares, dos extrativistas, o subsídio ao agronegócio, e é a Universidade que tem essa capacidade de fazer esse conhecimento chegar lá, por meio do potencial que temos de gerar pesquisa, inovação e extensão, com foco especial na agroecologia, que é algo que o estado não desenvolve.

Então, desenvolver o instituto rural da Unifap é desenvolver esse eixo econômico e dotá-lo de viabilidade, mas precisamos que os parceiros políticos e institucionais entendam isso, pois um instituto rural como esse demanda investimentos”, afirmou Eliane Superti.

De acordo com a reitora, a Unifap precisaria investir cerca de R$ 70 milhões para desenvolver todo o projeto que, além da implantação dos cursos de graduação, contará ainda com a construção de um prédio com salas de aula e laboratórios, do hospital veterinário ̶ que atenderá animais de pequeno, médio e grande porte ̶ e de uma fazenda-modelo, onde serão feitos experimentos, desenvolvimento de tecnologia e parte das atividades extensionistas.

“Estamos buscando apoio da bancada federal para a colocação de uma emenda estruturante para esse projeto.

Não é algo que se resolva em um único ano, a implantação demanda quatro anos, mas temos os primeiros passos dados: o projeto pedagógico de Agronomia, em tramitação dentro da Universidade; já temos o compromisso da Prefeitura de Mazagão para a doação da área onde será instalada a fazenda-modelo; o apoio da Embrapa e do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a estruturação dos laboratórios e agora estamos atrás daquilo que falta e que é fundamental para que o instituto rural se concretize”, explicou a reitora.

Parceiros ̶ Várias entidades já assumiram o compromisso de colaborar com a implantação do projeto: Instituto Federal do Amapá (Ifap), Embrapa Amapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Amapá (Aprosoja), Prefeitura de Mazagão ̶ com a doação da área da fazenda-modelo ̶ , Governo do Estado do Amapá, Associação dos Pecuaristas do Amapá, Associação de Agricultores, Associação dos Médicos Veterinários do Estado do Amapá, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (CREA-AP), e a ONG Anjos Protetores.

A partir da entrega da ata da audiência pela Alap, que deve ocorrer em até 15 dias, a Unifap começará uma agenda de discussões junto à bancada federal, para tentar estabelecer o compromisso de aporte financeiro ao projeto.

* Fotos: Rafael Pontes e Walter Teixeira