DCE entrega cestas básicas para estudantes em vulnerabilidade social

O Diretório recebeu 235 cestas básicas para auxiliar os acadêmicos da Universidade.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) recebeu 235 cestas básicas da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS). As cestas básicas estão sendo entregues para acadêmicos da Universidade, em situação de vulnerabilidade social.

A entrega é feita, prioritariamente, aos alunos que se inscreveram para receber o Auxílio Emergencial Alimentação Pecúnia ou Auxílio Emergencial, ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), e não foram contemplados ou estão com o processo em análise.

AÇÃO CONJUNTA – Os Centros Acadêmicos da UNIFAP, também, auxiliam no levantamento dos alunos em vulnerabilidade, para que o maior número de famílias possam ser ajudadas. O coordenador geral do DCE, Daniel Lima, afirma que a ação é uma forma de ajudar as pessoas a ficarem em casa e cumprirem o isolamento social.

“A importância da ação reside no fato delicado que estamos vivendo, a pandemia da COVID-19, que aumentou a vulnerabilidade de muitos estudantes de baixa renda da Universidade. Então, ter o DCE envolvido no ‘Amapá Solidário’, que é uma rede de articulação e apoio, busca por recursos, é contribuir para que os alimentos cheguem às famílias estudantis que estão precisando muito se manter”, explica o coordenador.

A distribuição das cestas básicas conta com ajuda de voluntários para fazer o transporte. Os alunos envolvidos definiram também pontos estratégicos para que as famílias recebessem os alimentos, como no Campus Marco Zero e no Campus Santana. A distribuição dos alimentos segue as orientações sanitárias, evitando aglomeração de pessoas.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

O Auxílio Emergencial ofertada pela PROEAC é voltado para alunos em vulnerabilidade socioeconômica. A assistência é ofertada em uma ou duas parcelas de R$300,00 cada, de acordo com a necessidade do estudante. Todo o processo de seleção dos alunos para receber os auxílios serão por atividades remotas onlines. O pedido do auxílio é realizado online, por meio do Cadastro Único, em fluxo contínuo – ou seja, sem prazos. O aluno também é informado sobre o resultado

“Os documentos serão anexados aos processos e nossos técnicos farão a análise de suas residências: a recepção, a análise pedagógica, de sistema (dados dos alunos no nosso cadastro) e a análise de nosso assistente social. Tais ações são fomentadas pela nossa resolução 14/2017, de assistência estudantil”, explica o Pró-reitor, Prof. João Batista.

Colaboração de Texto: Mayra Carvalho (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.