Pesquisadores da UNIFAP realizam estudo sobre saúde do homem

Pesquisadores da UNIFAP realizam estudo sobre saúde do homem

Compartilhe:

 

Os voluntários interessados em contribuir devem preencher os questionários eletrônicos.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), realiza pesquisa sobre a ‘Saúde do Homem’, com o tema ‘Qualidade de Vida e Fatores de Risco para Diabetes Melitus’. O objetivo da pesquisa é avaliar a relação entre qualidade de vida e os fatores de risco para desenvolver Diabetes Mellitus – DM, em acadêmicos e servidores do sexo masculino, na UNIFAP.

O estudo é realizado pelo Enfermeiro residente, Amiraldo Dias Gama,  do 2° ano de residência, com orientação e coordenação da pesquisa pela Profª Drª Francineide Pena. Para realizar o estudo eles contam com a colaboração dos acadêmicos e servidores da UNIFAP para responder os questionários eletrônicos.

Sobre a pesquisa

Trata-se de um estudo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com área de concentração em saúde do adulto e do idoso. A pesquisa consiste na abordagem quantitativa como  a coleta de informações a partir de questionários, com perguntas sobre os domínios de qualidade de vida e risco para diabetes, para fins de conhecimento de como os homens pensam sobre esses dois temas.

A equipe conta com a participação dos pesquisadores  Profa. Dra. Erika Rodrigues, Prof. Dr. José Luís Pena, Prof. Msc. Walter Tavares, Profa. Ms. Camila Nemer, Profa. Me. Vanessa Silva, e também do Enf. Msc. Diego Mauer, da Biomédica Ms. Jemima Cordeiro e do  Enf. Esp. Luan Andrade.

“Estudos na saúde do homem são escassos, embora se tenha uma política voltada para saúde do homem desde 2009, ainda não temos produção como esta deste projeto que pode subsidiar planejamentos e gerenciamento local na saúde dos homens. Investigar qualidade de vida e mapear riscos de doenças crônicas, é importante no estado do Amapá, considerando a escassez de dados sobre a saúde do homem amapaense”, ressalta a coordenadora da pesquisa, Profª Drª Francineide Pena.

Como contribuir no estudo

A participação é voluntária, de caráter anônimo e não apresenta riscos ou danos aos participantes. Para participar basta acessar ao link para responder a 3 questionários eletrônicos. Antes de responder, o participante deverá declarar se concorda com os termos de consentimento, o qual garante que as informações prestadas, serão tratadas de forma sigilosa e confidencial.

O levantamento será feito em 3 etapas:

1° Etapa: Com os profissionais do sexo masculino que trabalham na UNIFAP;

2° Etapa: Será realizada com os acadêmicos da UNIFAP do sexo masculino.

3° Etapa: Ocorrerá com o público masculino externo.

A partir do recebimento do questionário o voluntário deverá entregar em até 10 dias

Acesse o link do questiinário  https://forms.gle/UhZCqc3AGjrrERPaA

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu