Campanha “UNIFAP no combate ao Sarampo” inicia período de vacinação

O Calendário de vacina ocorre de 4 a 6 de março, no Campus Marco Zero.

Seguindo às recomendações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, a Universidade Federal do Amapá inicia a Campanha “UNIFAP no combate ao Sarampo”. A ação ocorre devido ao surto da doença em vários estados brasileiros e após a constatação de um caso suspeito de infecção de um acadêmico da UNIFAP, procedente do município de Breves/PA. A recomendação oficial do Governo Federal é atualizar a carteira de vacinação, como medida para prevenir a doença.

A Campanha de vacinação na UNIFAP é uma iniciativa do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde e Coordenação de Bacharelado em Enfermagem, com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).

Na Universidade, a Campanha visa conscientizar e mobilizar toda a comunidade acadêmica para a importância da vacinação que ocorrerá no Campus Marco Zero – em Macapá, conforme cronograma abaixo.

Tome nota

O sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda, viral, transmissível, e muito comum na infância. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar por meio da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas.

A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Confira outras informações sobre a doença

Informes_sobre_a_vacina_UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.