Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG palestra para os alunos do curso de Direito da UNIFAP

Na sexta-feira, dia 08 de agosto, a Professora Doutora Maria Fernanda Salcedo Repolês, Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, ministrou a palestra “Os movimentos de luta por direitos no Império Brasileiro” para os alunos do curso de Direito da UNIFAP.

O tema compõe parte das pesquisas que a professora desenvolveu durante seu doutoramento e que desenvolve atualmente na UFMG.

A palestra ocorreu no bloco do curso de Direito da UNIFAP e contou com expressiva participação de alunos e professores do curso, que aproveitaram a oportunidade para ampliar seus conhecimentos acerca do processo de luta por direitos no Brasil que, diferentemente do que costuma ser contado nos discursos oficiais sobre o tema, teve importante movimentação e participação do povo.

Nesse sentido, a professora esclareceu, com base em seus estudos e pesquisas, o papel decisivo que os negros tiveram no processo de abolição da escravidão em nosso país.

A professora Maria Fernanda permaneceu até o dia 15 de agosto em Macapá, pois estava ministrando a disciplina Direito e Ambiente no Doutorado Interinstitucional em Direito (DINTER) na UNIFAP.

O DINTER é fruto de parceria entre a UFMG e a UNIFAP, com financiamento da CAPES, para qualificar professores e profissionais do Direito na Região Norte, principalmente do estado do Amapá, ampliando, assim, o número de doutores da região.

O programa tem onze alunos doutorandos, sendo dez do Amapá, um do Amazonas e um do Pará.