UNIFAP atua na produção de EPIs para profissionais da saúde do Estado

UNIFAP atua na produção de EPIs para profissionais da saúde do Estado

Compartilhe:

 

Coordenadora responsável pelos EPI´s comenta sobre a produções dos equipamentos.

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI´s, são roupas, capacetes, máscaras entre outros acessórios utilizados para proteger o corpo de ferimentos, infecções, vírus e bactérias. Atualmente, tem sido muito utilizados por profissionais de saúde, neste momento de pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, a UNIFAP iniciou há mais de um mês a produção de EPI´s, por meio de uma Comissão local, repassando os materiais aos órgãos de saúde público do Estado do Amapá, como os hospitais. 

A vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET), Profa. Dra. Cristina Baddini, coordena do trabalho de impressão das ‘faceshield’ (máscaras de proteção). “Temos um grupo de 40 pessoas entre alunos e professores de vários colegiados do DCET, como Engenharia Civil, Elétrica e Matemática. Esse grupo, com utilização das impressoras 3D, que já existiam no curso de matemática, realizam as confecções. Agora estamos viabilizando, com o Ministério Público do Trabalho, a aquisição de mais impressoras e máquinas para a produção de uniformes e aventais para os profissionais que estão na luta contra o coronavírus 

Protetores Faciais produzidos na UNIFAP. Fotos: Divulgação – Prof. Felipe Monteiro

 

Entregas realizadas

Até ontem, 6 de maio a equipe responsável pela produção de EPIS, já fabricou e entregou 294 protetores faciais e tem solicitação para a produção de mais 300, em andamento. Os equipamentos foram entregues para 10 unidades localidades diferentes e divididos em 4 municípios (Macapá, Amapá, Laranjal do Jari e Mazagão).

O acadêmico do curso de Matemática da UNIFAP, Huddson Paz, fala comenta sua experiência no projeto. “É um espaço bem harmonioso mesmo em tempos de pandemia. Temos toda a segurança, pois foram passadas informações de como devemos nos portar, e isso faz a gente se sentir mais seguro. É muito gratificante pelo retorno dos profissionais de saúde. Às vezes a pessoa pensa que é uma simples máscara, mas para eles não, pois esses profissionais da saúde estão no combate da COVID-19, e com esses equipamentos, ficam mais protegidos.” 

A sala de produção dos equipamentos de proteção facial, é ampla e dividida em 2 setores: de reparo de impressoras e o de montagem.   

 Colaboração de Texto: Addan Vieira  (Estagiário de Jornalismo/Escritório Modelo).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu