Consu aprova Política de Comunicação Institucional da Unifap

A Política de Comunicação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi aprovada pelos membros do Conselho Superior (Consu) da Instituição na tarde de hoje (31).

O documento será apresentado amanhã e quinta-feira, 1º e 2 de fevereiro respectivamente, para a comunidade acadêmica.

A íntegra da política e o Plano de Implementação podem ser acessados aqui.

A apreciação do parecer da Câmara de Legislação sobre o documento foi o primeiro ponto de pauta da reunião.

A presidente do Consu, Eliane Superti, abriu a pauta informando que a política de comunicação foi elaborada durante todo o ano de 2016, com a participação da comunidade acadêmica.

“A Unifap, compreendendo a importância estratégica que a política de comunicação tem, principalmente na melhoria da qualidade da comunicação com as comunidades interna e externa, e sendo isso estratégico para permitir que a Universidade consiga atingir esses públicos com maior eficiência, fez um contrato com um consultor que participou conosco na elaboração dessa política.

Tivemos vários encontros, inclusive setorizados, na discussão dos vários elementos que compõem o documento”, pontuou Eliane Superti.

O conselheiro José Caldeira Gemaque Neto, relator do processo, apresentou o parecer favorável à aprovação da política de comunicação à plenária.

Em seu parecer, o conselheiro afirmou que a análise foi feita levando em consideração as normas e o regimento da Instituição e políticas de comunicação de outros órgãos.

“Eu recomendo a aprovação sem recomendações de ajustes porque esse projeto da política está além das que eu analisei de outras instituições.

Foi muito feliz a política realizada”, avaliou José Gemaque Neto.

Após questionamentos acerca do processo e do documento por membros do Consu, sugestões de conselheiros e esclarecimentos de dúvidas, o parecer do processo de elaboração da política de comunicação da Unifap foi levado à votação e aprovado de forma unânime pela plenária do Conselho.

Histórico – Os primeiros passos para a elaboração da Política de Comunicação da Unifap foram dados com a apresentação do projeto à Reitoria pela Assessoria Especial da Reitoria (AER), no final de 2014.

Após a aprovação por parte da reitora e vice-reitora, em 2015 foi constituída uma comissão de construção e acompanhamento do processo, que foi ampliada ano passado, inserindo membros que representassem cada uma das unidades administrativas e acadêmicas da Universidade.

A AER e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Unifap fizeram um site para dar transparência a todo o processo de construção do documento.

O processo de elaboração da política contou com a colaboração de um consultor especializado na área, o professor Dr.

Wilson Bueno, docente da Metodista de São Paulo.

A primeira reunião oficial com o consultor foi realizada nos dias 23 e 24 de junho, nas quais se discutiram temas como “Comunicação com os públicos internos”, “Comunicação com os públicos externos em geral e relacionamento com a imprensa em particular”, ” Estrutura e atividades de comunicação da Unifap”, entre outros.

Foram realizadas mais três reuniões entre agosto e setembro do ano passado, tendo como participantes o consultor, membros da Comissão e da comunidade acadêmica em geral.

Lançamento A Política de Comunicação Institucional da Unifap será apresentada a docentes, técnicos administrativos e acadêmicos em evento que ocorrerá amanhã, 1º de fevereiro, e quinta-feira, 2 de fevereiro, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Na quarta-feira, 1º, às 15h, o evento ocorrerá no auditório do Conselho Superior (Consu) e será direcionado a pró-reitores, chefes e diretores de departamentos e coordenadores de cursos.

Na quinta, 2, às 9h, a apresentação será realizada no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp) para toda a comunidade acadêmica.

Os participantes receberão certificado com carga horária de quatro horas.