Projeto de extensão promove valorização do patrimônio cultural do município de Amapá

Como parte das atividades de campo do projeto de extensão “Educação Patrimonial do Patrimônio Cultural Ambiental Material e Imaterial do Município de Amapá”, os professores do curso de História Edinaldo Pinheiro Nunes Filho e João Batista Gomes de Oliveira, coordenadores do projeto, estiveram nos dias 24 e 25 de junho no município de Amapá, distante 302 km da capital, para entregar documentos e apresentar o projeto em escolas e órgãos locais.

“Educação Patrimonial do Patrimônio Cultural Ambiental Material e Imaterial do Município de Amapá” tem como objetivo principal promover o conhecimento, a valorização, a preservação e a apropriação do patrimônio cultural material e imaterial do município do Amapá.

o projeto pretende assegurar à população local o acesso a seu patrimônio cultural, impedir que o mesmo venha a ser destruído ou descaracterizado, contribuir para a criação de uma política municipal específica de preservação do patrimônio cultural, entre outros.

O projeto foi apresentado aos gestores das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo, aos diretores das Escolas Estaduais Vidal de Negreiros e Veiga Cabral e à Promotoria de Justiça do Município de Amapá.

Foram também entregues exemplares de quatro livros de autoria do docente Edinaldo Filho, sendo três sobre arqueologia do Amapá e um sobre o resultado do projeto de pesquisa na Base Aeronaval do Amapá.

Ocorreu ainda uma reunião entre os coordenadores do projeto, secretários municipais de Cultura e de Turismo, gerente da Base Aeronaval do Amapá e professores da Escola Veiga Cabral, na qual foi apresentado o projeto e sua importância em promover o conhecimento, valorização, preservação e apropriação do patrimônio cultural material e imaterial do município de Amapá.

O próximo encontro será no período de 2 a 4 de setembro de 2016.

Texto: Edinaldo Pinheiro Nunes Filho e João Batista Gomes de Oliveira Edição: Jacqueline Araújo (Ascom Unifap) Fotos: coordenação do projeto